Sem categoria

Jovens – LIÇÃO 10 – A MISSÃO SOCIAL DA IGREJA

LIÇÃO 10 – A MISSÃO SOCIAL DA IGREJA 07

INTRODUÇÃO

A missão social da igreja se reveste de uma das mais belas ações da igreja não só no sentido coletivo, mas também individual de cada cristão.

Nesta lição estudaremos sobre a definição de missão social, a sua ordenança por Jesus para a igreja local, as consequências das ações sociais, os exemplos de obras sociais realizadas pela igreja primitiva e a visão de Tiago de que a fé sem obras é morta.

Para acessar os slides referente a esta lição click aqui

[jwplayer player=”1″ mediaid=”7364″]

[jwplayer player=”1″ mediaid=”7365″]

I – O CUIDADO DE DEUS PARA COM OS POBRES.

1. DEFINIÇÃO DA MISSÃO SOCIAL DA IGREJA

É uma ação sistematizada da igreja através de uma estrutura administrativa organizada para o atendimento de pessoas necessitadas no âmbito das necessidades sociais de alimentação, saúde física e mental, vestimentas, educação estudantil e profissional, tratamentos de dependência química, assistência psicológica e outras ações pertinentes a área social de modo a promover sem acepção de pessoas a total inclusão social.

2. A MISSÃO SOCIAL É UMA ORDENANÇA DE JESUS A IGREJA

Jesus em seu ministério tríplice pregou, ensinou e curou, sendo as curas realizadas caracterizadas puramente como ações sociais, pois, atendia as necessidades das pessoas na saúde física e mental, agregue-se a estas ações de curas, outras atividades sociais de Cristo em seu ministério, a saber:

a) Certamente como uma prática frequente de seu ministério, Jesus alerta aos seus discípulos sobre a prática incondicional de ações sociais para com os necessitados,(alimentar, vestir, dar água, visitar, etc.) explicando a sua grande importância como prova de uma fé verdadeira. (Mt 25:31-46)

b) O ministério de Jesus era sustentado pelos recursos financeiros doados pelas mulheres, que também tinha como objetivo assistir aos pobres em suas necessidades. (Jo 13:29; Mt 26:6-13)

c) Jesus em duas ocasiões preocupado com o estado faminto das pessoas multiplicou milagrosamente pães e peixes para saciar a fome de uma grande multidão. (Mt 14:13-21; Mt 15:29-31)

d) Infere-se que Jesus por suas ações em seu ministério ordenou sumariamente que aqueles que se colocassem a disposição de fazer parte de seu ministério se dedicasse aos cuidados espirituais e materiais de todos aqueles que tivessem necessidades.(Lc 18:18-23)

3. A MISSÃO SOCIAL É AGRADÁVEL A DEUS

a) A vontade de Deus é que não haja em nosso meio pessoas pobres. (Dt 15:7-11; Lv 23:22)

b) Quando realizamos uma obra social ao próximo fruto da nossa fé estamos realizando um sacrifício aceitável e aprazível a Deus. (Fp 4:14-20; Pv 19:17)

4. AS CONSEQUÊNCIAS DA REALIZAÇÃO DAS OBRAS SOCIAIS PELA IGREJA

a) Promove a nossa satisfação em ajudar ao próximo e o bem estar de nossa saúde física e espiritual (Pv 11:17)

b) Promove a nossa prosperidade física e espiritual(Pv 11:24-25);

c) Promove a nossa felicidade e proteção sob a guarda de Deus em todos os aspectos da nossa vida. (Sl 41:1-3)

d) Promove a glorificação de nosso Deus (2 Co 9:10-14)

II – EXEMPLOS DA IGREJA PRIMITIVA

Muitos são os exemplos da missão social de forma prática na igreja primitiva, a saber:

a) A instituição do diaconato para cuidar da assistência social as viúvas e aos pobres (At 6:1-7)

b) A ajuda da igreja de Antioquia aos irmãos da Judeia que passavam um período de grande fome conforme profetizara o profeta Ágabo. (At 11:27-30)

c) A ajuda das igrejas da Macedônia e da Acaia aos pobres da Igreja de Jerusalém.(Rm 15:22-29)

d) A ajuda da igreja de Corinto aos necessitados da Judeia. (1 Co 16:1-4)

III – A FÉ SEM AS OBRAS É MORTA

1. RELAÇÃO ENTRE FÉ E OBRAS

Uma pergunta intrigante sobre fé e obras é a seguinte: “A salvação se dá somente pela fé ou pela fé mais as obras ?”. Alguns dizem que Paulo em seus escritos afirma que é pela fé e que Tiago em seus escritos diz que a salvação e pela fé mais as obras. Vamos então responder a esta questão na visão bíblica.

1.1. A VISÂO DE TIAGO SOBRE A SALVAÇÂO PELA FÈ

a) Tiago nega a crença que uma pessoa possa ter uma fé genuína em Jesus Cristo sem produzir boas obras.(Tg 2:17-18)

b) Tiago assevera claramente que quem tem fé em Jesus Cristo, tem uma vida transformada. (Tg 2:20-23)

c) Tiago não diz que a justificação de uma pessoa se dá pela fé mais as obras, de outro modo, ele diz que uma pessoa só é justificada pela sua fé quando inexoravelmente produz boas obras (Tg 2:24-26)

1.2 A VISÃO DE PAULO SOBRE A SALVAÇÂO PELA FÈ

a) Paulo categoricamente afirma que a justificação do homem para a salvação é pela fé em Jesus Cristo e não pelas obras. (Rm 3:21-31; Rm 5:1)

b) A Lei serviu de referencial para nos conduzir a Cristo a fim de que fôssemos justificados pela fé.(Gl 3:23-29)

c) O apóstolo Paulo volta a afirmar enfaticamente que somos salvos mediante a fé e não pelas obras (Ef 2:8-9)

d) Paulo diz que quando somos justificados pela fé, então somos a feitura de Jesus e assim criados por ele para a realizar as boas obras as quais Deus ordenou que andássemos nelas (Ef 2:10)

1.3. ALINHAMENTO DAS VISÕES DE PAULO E TIAGO SOBRE FÉ E OBRAS

a) Não existe qualquer discordância nos ensinamentos de Paulo e Tiago sobre a salvação. Tiago permanece com o mesmo conceito do apóstolo Paulo de que a salvação é pela fé, mas esta fé precisa ser provada em sua essência, se é mesmo uma fé salvadora que essa pessoa detêm, ou é apenas, uma fé natural pronunciada da boca para fora.

b) Paulo enfatiza que a justificação vem somente pela fé, porém, Tiago além de enfatizar que a justificação vem somente pela fé em Cristo, esta deve produzir boas obras para ser pragmaticamente uma fé verdadeira (2 Co 5:17)

2. A METÁFORA DO CORPO SEM O ESPÍRITO PARA EXEMPLIFICAR A FÉ SEM OBRAS

Deus soprou o fôlego de vida no corpo do homem e este se fez alma vivente (Gn 2:7 ) e o fôlego de vida quando sai do homem volta para Deus e o corpo volta a ser pó como resultado de um estado gradativo de decomposição e assim o corpo está morto.(Jó 34:14-15; Ec 3:20: Ec 12:6-8)

Tiago nos mostra que a fé e as obras são elementos complementares e faz uma brilhante analogia dizendo que a fé sem as obras é morta, da mesma forma que um corpo sem o espírito está morto. (Tg 2:26)

Para Tiago o conceito de fé é pragmático, a fé em ação é a consequência de uma nova vida, ou seja, a nossa fé só é efetiva se for acompanhada de resultados práticos por meio das obras que não são apenas obras de caridade, mas todos os atos que confirmam a irrestrita obediência a vontade de Deus.

Tiago enfatiza que a salvação é pela fé, porém, esta fé salvadora é provada quando naturalmente produz boas obras.

IV – CONCLUSÃO

A igreja tem uma importante missão social e tanto o cristão individualmente ou reunido coletivamente com outros cristãos formando a igreja local tem a obrigação de realizar a assistência social aos necessitados se certificando da real necessidade destes. Assistir socialmente aos pobres agrada a Deus e é uma atividade da missão integral da igreja.

Fonte texto: https://proflucasneto.files.wordpress.com/2013/04/1t_2017_jovens_lic3a7c3a3o_10_a-missc3a3o-social-da-igreja.pdf – Acesso em 01 de março de 2017.

Video 01: https://www.youtube.com/watch?v=rKJCNpHyjMg – Acesso em 01 de março de 2017.

Video 02: https://www.youtube.com/watch?v=4RzTR3OsNL4 – Acesso em 01 de março de 2017.

Deixe uma resposta