Sem categoria

Jovens – Lição 7- Tempo para estar a sós com Deus

Professor(a), a lição deste domingo tem como objetivo principal levar o jovem a refletir a respeito do valor e dos benefícios de se ter um tempo para estar a sós com Deus. Para ajudá-lo(a) na sua reflexão, leia o subsídio abaixo:

Para acessar os slides desta lição click aqui

[jwplayer player=”1″ mediaid=”8284″]

[jwplayer player=”1″ mediaid=”8272″]

“Na última noite de Jesus com seus discípulos, Ele os conduziu a um jardim. Um lugar secreto, mas muito conhecido do Senhor. Um lugar de oração, de comunhão, o jardim do Getsêmani, que ficava no Monte das Oliveiras.

A opção de Jesus pelo jardim era frequente. Enquanto cada um se recolhia para descansar, Jesus saía na escuridão da noite para buscar o Pai.

Essa preferência de Jesus pelo jardim da oração está espalhada em toda a Bíblia. Em João 7.53, por exemplo, há a informação de que cada um foi para a sua casa, mas logo em seguida, em João 8.1, está escrito: ‘Porém Jesus foi para o Monte das Oliveiras’.

Ocorre que, no meio do caminho para o jardim, havia o ‘Ribeiro do Cedrom’ — que significa ‘escuro’. O jardim destilava aromas, mas antes de chegar ao Getsêmani as densas trevas do ‘Cedrom’ deveriam ser vencidas.

Atravessá-lo demandaria esforço. Está escrito: ‘Tendo Jesus dito estas palavras, saiu juntamente com seus discípulos para o outro lado do ribeiro Cedrom, onde havia um jardim; e aí com eles’ (Jo 18.1 – ARA). Assim, mais uma vez, depois de atravessar o vale escuro, Jesus entrou no jardim do Getsêmani.

O que aconteceu naquela última noite no jardim foi especial, pois foi ali que Jesus, na companhia dos amigos, decidiu seu futuro entregando sua vida em sacrifício por nós.

O Calvário foi o resultado da entrega feita no Getsêmani. Foi naquele horto que Jesus declarou sua dor, mas foi ali também que ele recebeu consolo por um anjo, e que ele curou Malco, alguém que queria lhe fazer mal, representando toda a humanidade.

Que lugar especial é esse? É o lugar aonde Deus deseja nos levar diariamente. O jardim do Getsêmani está perto de cada um de nós, logo após o ‘Cedrom’ da incredulidade e dos compromissos. Lá, desfrutaremos de ricos e decisivos momentos com Jesus.

Estar a sós com Deus no jardim, como acontecia frequentemente com Jesus, é uma experiência transformadora. A. W. Tozer, ao comentar o texto de Isaías 30.15, afirma:

Inquestionavelmente, parte do nosso fracasso hoje é a atividade religiosa que não é precedida de momentos de solidão ou de inatividade.

Quero dizer, realmente ficar a sós com Deus e esperar, em silêncio e quietude, até que sejamos transformados pelo precioso e bendito Espírito de Deus. Então, quando agirmos, a nossa atividade realmente significará algo, porque fomos preparados para ela por Deus.1

Assim, viver no altar da presença de Deus, fazendo eco ao que dizia Tozer, produz transformação e impele o discípulo a impactar este mundo tenebroso pela ação do poder do Senhor.

O Senhor, em toda a Bíblia, convida seu povo continuamente para viver momentos de comunhão, para estar a sós com Ele. Na Bíblia, muitos homens tiveram audiências com Deus frequentemente, óbvio, a convite dEle.

Isso aconteceu com Adão, nas virações dos dias, até que, com a Queda, o homem teve medo de Deus e se escondeu, ao que Altíssimo indagou: Adão, onde estás? (Gn 3.9).

Abraão também foi levado a ter contato mais íntimo com o Senhor. Está escrito: ‘Então, o levou fora e disse: Olha, agora, para os céus e conta as estrelas […]’ (Gn 15.5).

Em pelo menos outras duas ocasiões, Deus falou com Abraão à noite e, logo de madrugada, ele cumpriu o que o Senhor determinou (Gn 21.12-14; 22.3).

Davi, de igual modo, mencionou que foi convidado por Deus a ter uma vida de comunhão (Sl 27.8), mesma experiência citada por Jeremias (Jr 33.3).

Conclusão
Estar a sós com Deus constitui-se em um privilégio inenarrável. Aliás, ter comunhão com o Todo-Poderoso, mais que um privilégio, é, sem dúvida, uma necessidade.

Na verdade, em todas as épocas, o homem teve pouco acesso à augusta presença do Senhor, principalmente do ponto de vista litúrgico, pois, em regra, os contatos eram mantidos por intermédio de sacerdotes, os quais eram os oficiais do templo que ouviam a voz de povo e levavam-na a Deus; no lugar santíssimo, ademais, eles só entravam uma vez por ano.

Entretanto, quando Jesus entregou o espírito ao Pai no Calvário (Lc 23.46), oferecendo o sacrifício perfeito, abriu um novo e vivo caminho em direção a Deus (Hb 10.20).

Os homens, a partir dali, poderiam estar face a face com o Senhor, sem o receio da morte. Um novo tempo chegara. Emanuel! Deus estaria bem perto do seu povo para sempre.

*Este subsídio foi adaptado de ODILO, Reynaldo. Tempo Para Todas as Coisas: Aproveitando as oportunidades que Deus nos dá. 1 ed. Rio de Janeiro: CPAD, pp. 81-85.

Antes de ensinar aos jovens, reserve um tempo para estar a sós com o Pai em oração e adoração. Ouça o que Ele tem a lhe dizer a respeito do seu ministério de ensino e para a vida de seus alunos.

Que Deus o(a) abençoe.

Telma Bueno
Editora responsável pela Revista Lições Bíblica Jovens

Dinâmica: Pare um Tempo e Pense!

Objetivo: Refletir sobre o tempo destinado a leitura e estudo da Bíblia, a oração e comunhão com Deus.

Material:

01 desenho de relógio grande

01 borracha e lápis grafite para cada aluno

Procedimento:

– Perguntem: Como estamos organizando o nosso tempo?

– Entreguem para cada aluno uma figura de um relógio para que escreva entre os intervalos das horas as atividades que executa por dia.

– Perguntem: Quais as ações que demandam mais tempo? Quais as ações são prioritárias? Qual foi o tempo destinado para a leitura e estudo da Palavra de Deus? E para a oração? E para os cultos?

– Leiam Ne 9.3 e reflitam sobre o tempo destinado para leitura do Livro da Lei do Senhor, como também o tempo para a confissão de pecados e adoração a Deus. Estas ações ocasionaram um genuíno despertamento espiritual.

– Falem: Temos muitas ocupações, mas precisamos reservar um tempo de qualidade para buscar ao Senhor. O que precisamos modificar no nosso relógio? Entreguem a borracha e o lápis grafite para os alunos e solicitem para que reorganizem o tempo destinado a leitura bíblica, oração, aos cultos.

– Para finalizar leiam Ec 3.1: “Tudo tem seu tempo determinado e há tempo para todo o propósito debaixo do céu”.

Por Sulamita Macedo.

Slides: https://pt.slideshare.net/natalinoneves1/lbj-2017-3-tri-lio-7-tempo-para-estar-a-ss-com-deus?from_action=save – Acesso em: 09/08/2017.

Video 01: https://www.youtube.com/watch?v=9D3J2Ahli-w – Acesso em: 09/08/2017.

Video 02: https://www.youtube.com/watch?v=Fti0HJ72Glo – Acesso em: 09/08/2017.

Dinâmica: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/ – Acesso em: 09/08/2017.

Deixe uma resposta