Sem categoria

LIÇÃO Nº 5 – ANSIEDADE, A ANTECIPAÇÃO DO TEMPO

Professor(a), a lição deste domingo tem como objetivo principal definir o termo ansiedade, mostrar suas causas e consequências para a nossa saúde física, mental e espiritual. Para ajudá-lo(a) na sua reflexão, leia o subsídio abaixo:

[jwplayer player=”1″ mediaid=”8207″]

[jwplayer player=”1″ mediaid=”8208″]

“A ansiedade, esse estado emocional que atinge milhões de pessoas ao redor do mundo, já foi denominada de ‘a emoção oficial da nossa época’, o ‘mal do século’, ‘o fenômeno mais penetrante do nosso tempo’, dentre outros.

O fato é que qualquer pessoa pode padecer de ansiedade. Mas o que pode ser considerado ansiedade?

O conceito mais admitido na atualidade é de autoria do psiquiatra australiano Aubrey Lewis que aduziu a ansiedade como ‘um estado emocional com a qualidade do medo, desagradável, dirigido para o futuro, desproporcional e com desconforto subjetivo’.

O século XXI, inequivocamente, pode ser considerado como a era da ansiedade. Os homens fazem a antecipação do futuro, de maneira irracional, cheios de medos, mesmo não existindo um fato contundente objetivo iminente que arrime tal receio. 

O sentimento de medo é uma das armas poderosas que Satanás utiliza para desestabilizar e destruir as pessoas.

No clássico livro de ficção cristã Cartas de um Diabo a seu Aprendiz, C. S. Lewis, com perspicácia contumaz, expõe os conselhos de um velho demônio (Fitafuso) ao seu sobrinho (Vermebile), desnudando a estratégia do inferno, o qual arrazoa que ‘nada é mais eficaz que o suspense e a ansiedade para proteger a mente de um ser humano contra o Inimigo (neste caso, Deus). […] nossa tarefa (a dos demônios) é fazê-los pensar constantemente sobre o que lhes poderá́ acontecer’.

Mais adiante, Fitafuso conclui a abordagem dizendo que ‘é fácil manipular o medo quando os pensamentos do paciente são desviados da causa do seu medo para o medo em si […]’.2 C. S. Lewis compreendeu que os demônios sugerem que as pessoas vivam em contínuo medo, como se isso fosse um estado de espírito, ou a própria cruz que cada um tem de carregar, e dessa forma o indivíduo não lutará contra tal sentimento, tornando-se prisioneiro na masmorra da emoção. 

Esse é o ponto perigoso. O medo, como um estado de espírito, funcionará como uma arma autodestrutiva, que se tornará mais relevante que o amor e a fé. Um impedimento ao crescimento espiritual. Um obstáculo às mudanças vindas de Deus.

Por isso, o medo como estado de espírito pode arruinar todos os sonhos, destronar todos os ideais, apequenar a alma.

A ansiedade, esse deplorável ‘estado emocional’ caracterizado, sobretudo, pela presença do medo quanto ao futuro, não é compatível com quem está cheio do Espírito Santo.

Jesus, por exemplo, sempre enfrentou os maiores obstáculos corajosamente, sem temer, pois confiava em Deus, que expulsa todo o medo.

Conclusão

A ansiedade é, sem dúvida, o mais irracional dos sentimentos. Ela torna a pessoa inquieta, antecipando a dor de uma ‘esperança demorada’, tornando fraco o coração, sem saber, sequer, se o episódio receado acontecerá.

O pastor Claudionor Andrade assim define ansiedade: ‘[Do lat. ansietatem, aflição, inquietação, preocupação] Estado de angústia que induz os seres humanos a projetar — no futuro — perigos irreais, nascidos, via de regra, das interrogações do dia a dia’.3 

Esse sentimento de antecipação dos fatos da vida está presente em muitas pessoas, trazendo sérios efeitos colaterais, por não gerenciarem eficazmente seus pensamentos, permitindo que o medo conquiste todo o território emocional, somando sensações muito desagradáveis.

Augusto Cury, psiquiatra, afirma que ‘há muitas pessoas que sofrem por antecipação. Imaginam problemas que não aconteceram e sofrem como se já tivessem acontecido. Não sabem gerenciar sua ansiedade e pensamentos antecipatórios’.4

*O subsídio da semana foi adaptado de ODILO, Reynaldo. Tempo Para Todas as Coisas:Aproveitando as oportunidades que Deus nos dá. 1 ed. Rio de Janeiro: CPAD, pp. 57-61


1 REVISTA SUPERINTERESSANTE. Sobre a Ansiedade. Disponível em: <http://super.abril.com.br/ciencia/sobre-a-ansiedade>. Acesso em: 9/8/2016.
2 LEWIS, C. S. Cartas de um Diabo a seu Aprendiz. São Paulo: Martins Fontes, 2005, pp. 26, 28.
3 ANDRADE. Claudionor de. Dicionário Teológico. Rio de Janeiro: CPAD, 1998, p. 42.
4 CURY, Augusto Jorge. O Mestre da Vida (iBook). São Paulo: Academia de inteligência, 2001, p. 95.

Telma Bueno
Editora responsável pela Revista Lições Bíblica Jovens

Fonte: http://licoesbiblicas.com.br/index.php/2014-11-13-19-35-17/subsidios/jovens/802-licao-53.html – Acesso em: 27/07/2017.

Dinâmica: A Bagagem

Objetivo: Refletir sobre o que pode causar a ansiedade e as ações para minimizá-la.

Material:

01 mochila

Pedras grandes

Observação: Vocês devem testar se todas as pedras cabem dentro da mochila.

Procedimento:

– Organizem os alunos em círculo.

– Coloquem no meio do círculo uma mochila vazia e as pedras.

– Perguntem: O que tem trazido medo, preocupação, ansiedade para vocês?

Para cada resposta, o aluno deverá pegar uma pedra e colocar dentro da mochila.

– Depois, solicitem para que um aluno pegue a mochila, coloque-a nas costas e ande dentro do círculo, pelo menos duas vezes. Com certeza ele terá dificuldade em conduzi-la devido ao peso e o incômodo em carregá-la.

– Depois, falem: O que significa andar em círculo?

Significa que a pessoa não encontra saída para a situação que está lhe perturbando.

– Então, falem: Nós, muitas vezes, estamos carregando fardos enormes. E não encontramos saídas. Mas, este fardo pode ser diminuído, aliviado. De que forma?

Aguardem as respostas. Observem atentamente cada uma delas. E enfatizem também as ações a seguir: fazer planejamento, buscar apoio na família, conversar com amigos, orar, ler a Bíblia, cultivar a fé, confiar em Deus, manter-se envolvido com o trabalho da igreja, participar dos cultos, ter momentos de lazer.

– Leiam:

1 Pedro 5.7: “ Lançai sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós”.

Mateus 11:30: “Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve”.

– Por fim, solicitem que o mesmo aluno esvazie a mochila, simbolizando o alivio do fardo e confiança em Deus. Depois, façam uma oração pelos alunos.

Por Sulamita Macedo.

Video 01: https://www.youtube.com/watch?v=kL0mtvnD4bc – Acesso em: 27/07/2017.

Video 02: https://www.youtube.com/watch?v=5NQ6LsNNxHQ – Acesso em: 27/07/2017.

Dinâminca: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/2017/07/jovens-tempopara-todas-as-coisas-licao_23.html Acesso em 24 jul. 2017

Deixe uma resposta