Sem categoria

Jovens – Lição 10- As Duas Portas e os Dois Caminhos

Depois desses três chamados para compromisso, que terminaram com a “Lei de Ouro”, Jesus faz um convite difícil de ser feito. De jeito nenhum ele estava fazendo um convite para ir e tirar alguma coisa do nada.

Esse não era um convite para salvação, mas um chamado desafiante para se comprometer a ser solução e resposta de Jesus para alcançar o mundo para Ele.

[jwplayer player=”1″ mediaid=”7873″]

[jwplayer player=”1″ mediaid=”7906″]

O precedente para fazer convites que levavam Seus ouvintes a decidirem por um compromisso começa com Moisés e os profetas (Deuteronômio 30:19,20).

Fazer convites era bem característico no ministério de Jesus Cristo. Quando esse retiro foi organizado, o desafio era: “Você é parte do problema ou da solução?

Você faz parte da multidão no sopé da montanha ou você está no topo da montanha com Jesus?”.

Mas na conclusão deste ensino, aqueles que professam ser discípulos de Jesus e que, portanto, professam ser parte uma das Suas soluções e respostas, ouvem esse tremendo convite.

Lembre-se que todos que ouviram o convite professavam ser crentes. Esse é um convite feito aos discípulos no topo da montanha. O ponto forte desse convite é: que tipo de discípulo você é?

Este é o convite:Entrem pela porta estreita, pois larga é a porta e amplo o caminho que leva à perdição, e são muitos os que entram por ela. Como é estreita a porta, e apertado o caminho que leva à vida! São poucos os que a encontram” (13, 14).

Existem duas possibilidades. Neste convite, por três vezes Jesus fala sobre dois tipos de discípulos professos. Nessa parte do convite Ele cita os “muitos” e os “poucos”.

Os muitos acham que existe um caminho fácil para ser solução, resposta, sal e luz. Mas esses nunca se tornam solução ou resposta. Na verdade, eles não são sal que salga nem luz que brilha; eles apenas professam ser.

Essencialmente o que Jesus está dizendo é: “Se você observar o que acontece com os que seguem a linha da menor resistência e que acham que existe um jeito fácil de ser parte da Minha resposta e da Minha solução, decidirá não querer ser um dos ‘muitos’.

Mas existem os poucos. Eles sabem que o caminho não é fácil.

Os muitos acreditam que tudo começa com uma porta larga seguida por um caminho também largo, plano, mas que termina em destruição.

Os poucos sabem que a porta é estreita e que o caminho também é estreito, difícil e de disciplina, mas esse caminho leva à vida.

Apenas poucos encontram esse caminho. O desafio é: Você faz parte dos muitos ou dos poucos?”.

UMA DECISÃO A SER TOMADA

A decisão de se escolher qual o caminho se deve seguir se o largo, que conduz a perdição,  ou se o apertado que leva a Deus, é de cada um de nós, pois, Deus deu ao homem o livre arbítrio, ou seja, o homem tem o poder de escolha (Gn.4:7),  a faculdade de escolher entre o certo ou o errado, as coisas de cima ou as cosais de baixo, as coisas do céu ou as da terra, as coisas santas ou profanas, da luz ou das trevas, o caminho largo ou caminho estreito, o bem ou o mal, a vida ou a morte.

Vivemos em um mundo de escolhas, ou é ou não é, devo ou não devo, posso ou não posso, escolho o caminho lardo ou o caminho apertado.

E essa decisão é individual, pessoal e cada um de nós e chamado a tomar esta decisão.

ESCOLHAS QUE DESAGRADARAM A DEUS

Adão e Eva poderia escolher comer ou não comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal (Gn. 2:16,17).

Assim também Caim antes de atentar contra a vida de seu irmão Abel, Deus foi até ele dizendo que se ele  fizesse o bem seria aceito, caso fizesse o mal o pecado jaz a porta, e para ti será o seu desejo, e sobre ele dominarás (Gn. 4:7).

O grande líder Josué havia por graça de Deus conduzido o povo até a terra prometida, agora já no final de sua vida, reúne todo o povo e faz uma proposta ao povo que ainda não estava dando o devido valor no que Deus fizera, tirando-os da terra do Egito e introduzindo-os em uma terra que mana leite e mel, cumprindo todas as promessas que Ele havia feito.

E a proposta era: “…escolhei hoje a quem quereis servir: se aos deuses, a quem serviram os vossos pais além do rio, se aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais (Js. 24:15).

 Sendo ele, assim como Moisés, um grande líder usado por Deus, Josué da ao povo a escolha que tanto ele quanto a sua família tomara: “Porque, quanto a mim, eu e minha casa serviremos o Senhor” (Js. 24:15).

 Semelhantemente também, anos mais tarde, o povo de Israel foi repreendido pelo profeta Elias a não coxearem em dois pensamentos. Então Elias se chegou ao povo, e disse:

“Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o SENHOR é Deus, segui-o, e se Baal, segui-o. Porém o povo nada lhe respondeu” (I Re 18.21).

 Obs: Israel coxeava entre dois pensamentos. O seu coração está dividido… (v.2). Desde os dias de Acabe que a tendência do povo era coxear entre dois pensamentos (1 Rs 18.21). Israel estava hesitante entre Jeová e Baal, quando Elias desafiou os profetas de Baal e de Aserá.

O coração dividido revela dúvida, que a fé está minada, e isso é destrutivo. A amizade com o mundo é inimizade contra Deus (Tg 4.4). O Senhor Jesus disse que ninguém pode servir a dois senhores, a Deus e a Mamom (Mt 6.24). (http://www.estudosgospel.com.br/estudo-biblico-evangelico-diversos/chega-de-coxear-em-dois-pensamentos.html – acesso em 01 de junho de 2017).

Quando o povo de Israel peregrinava pelo deserto, na terra de Moabe, Deus faz um novo concerto com o povo de Israel além do que fizera em Horebe, pacto este que os confirmaria como povo de Deus, como havia dito a Abraão, Isaque e Jacó (Dt. 29:13), para tanto bastava que eles amassem a Deus, andassem nos seus caminhos e guardassem os seus mandamentos, os seus estatutos, e os seus juízos (Dt. 29:16).

Deus sempre alertava o seu povo para que andassem nos seus caminhos para que fossem abençoados, caso contrário, seriam amaldiçoados. Então em Dt. 30:19 Deus diz:

“ Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência…”

Repare que Deus dá até uma dica para o povo de Israel: “escolhe pois a vida, para quer vivas, tu e a tua descendência…”. Mas a decisão era do povo.

 Deus deu dica para ao primeiro casal para que não comesse da árvore do conhecimento do bem e do mal pois certamente morreriam, mesmo assim eles escolheram comer.

Deus deu uma dica para que Caim, que se ele fizesse o bem, ele seria aceito, mas ele optou em fazer o mal atentando contra a vida de seu irmão Abel (Gn. 4:8).

O Senhor Deus, deu através de Josué, uma dica a nação de Israel a quem eles deveriam servir, se aos deuses, a quem serviram os seus pais além do rio, se aos deuses dos amorreus, em cuja terra eles habitavam, mas que ele e sua casa serviriam a Deus (Js. 24:15).

 Mas não foi muito tempo, e o povo desviou da presença de Deus (Jz. 2:11,12,13).

O milagre que fez que descesse fogo do céu após a oração de Elias não foi suficiente para que o povo de Israel abandonassem aos deuses de Jesabel e Acabe, e escolhessem servir somente ao Senhor, sem coxearem entre dois pensamentos.

Embora Deus aconselhasse Israel a andarem em seus caminhos, para que eles fossem abençoados e não amaldiçoados, para que tivessem vida e não morte o povo optou pelo contrário a Palavra de Deus.

Diz o proverbista: “…não havendo sábia direção, o povo cai; mas na multidão de conselheiros há segurança” (Pv. 11:14).

Você pode ouvir os maiores e melhores conselheiros que existe, você pode ouvir o conselho de seus pais, do pastor de sua igreja, do seu professor, ou da pessoa mais sábia que existe, como os exemplos que citamos, no caso, o próprio Deus que aconselhou como proceder tanto ao  primeiro casal, como a Caim e a nação de Israel, ou seja, Deus pode até dar uma dica:

escolha a benção e não a maldição, escolha o caminho estreito e não o largo, escolha a vida e não a morte; mas a decisão é individual e pessoal.

ESCOLHAS QUE AGRADARAM A DEUS

 Nas nossas decisões que não sejamos como Adão, Caim ou a nação de Israel que erraram em suas escolhas. Mas sejamos como:

Daniel que tomou a decisão de não se contaminar com os manjares do rei da Babilônia (Dn. 1:8), e tornou-se grande não somente no reinado de Nabucodonosor, mas também no reinado de Belsazar,  Dario e no reinado de Ciro, o persa.

Noé tomou a decisão de construir uma arca em obediência a Deus, ainda que as pessoas o taxassem de velho caduco, pois, naquela época não chovia; mas diante da decisão tomada por Noé ele tornou pregoeiro da justiça e condenou o mundo antigo (Hb. 11:7).

Abraão tomou a decisão de obedecer a Deus saindo de sua terra e indo para uma terra que Deus ainda lhe mostraria, tornou-se o pai da nação e Israel e nosso pai (Hb.11:8).

Moisés tomou a decisão de deixar de ser chamado filho da filha de faraó para ser contado entre o povo de Deus (Hb11:24), diante da decisão tomada por Moisés, ele tornou-se o maior profeta da Bíblia sagrada.

Jó tomou a decisão de não blasfemar contra Deus, mesmo perdendo ovelhas, camelos, jumentos, filhos e a própria saúde, e ainda se não bastasse sua mulher lhe disse para que amaldiçoasse a Deus e morresse, ainda assim Jó não blasfemou contra Deus, pois sabia que seu Redentor vivia e que por fim se levantaria dobre a face da terra (Jó. 19:25), e que ainda que Ele o matasse, nEle ele esperaria (Jó. 13:15).

Mesmo perdendo bens matérias e a própria saúde Jó não blasfema, mas se levanta, rapa sua cabeça, rasga suas vestes, lança-se por terra como um ato de humilhação e diz:

Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o Senhor o deu, e o Senhor o tomou: bendito seja o nome do Senhor. Em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma” (Jó 1:21,22).

Diante da decisão tomada por Jó, Deus lhe devolveu em dobro tudo quanto havia perdido (Jó. 42:10).

Davi tomou a decisão de não tocar no ungido do Senhor (1Sm. 26:11), mesmo que perseguido implacavelmente por Saul durante dez anos, diante da decisão tomada por Davi, ele tornou-se o maior rei de toda história de Israel.

Isaías tomou a decisão diante da pergunta feita por Deus: 

“…A quem enviarei, e quem há de ir por nós?  Eis-me aqui, envia-me a mim” (Is. 6:8), diante da decisão tomada por Isaías ele tornou-se o maior profeta messiânico.

Pedro tomou a decisão de obedecer a Deus mesmo que isso custasse a sua própria vida (At.5:29), tornou-se um dos maiores apóstolos que o mundo já conheceu.

Paulo tomou a decisão, “Já estou crucificado com Cristo…” (Gl. 2:20), diante da decisão tomada por Paulo ele tornou-se o maior missionário da história tendo revelações que nenhum olho viu e nem ouvido ouviu (1Co.2:9).

Jesus, o nosso maior exemplo (1Co. 11:1; Ef. 5:1; 1Pe. 2:21), tomou a decisão: “…que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz” (Fl. 2:6-8).

Diante da decisão tomada por Jesus:

“Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai (Fl. 2:9-11).

AGORA A DECISÃO É SUA, O QUE VOCÊ VAI ESCOLHER?

  • o certo ou o errado
  • as coisas de cima ou as coisas de baixo,
  • as coisas do céu ou as coisas da terra,
  • as coisas santas ou as coisas profanas,
  • as coisas da luz ou as coisas das trevas,
  • a porta larga, ou a porta estreita,
  • o caminho largo ou caminho estreito,
  • o bem ou o mal,
  • a benção ou a maldição,
  • a vida ou a morte.

A VONTADE E A DICA (OU CONSELHO DE DEUS) DE DEUS

Deus diz:

“Entrem pela porta estreita, pois larga é a porta e amplo o caminho que leva à perdição, e são muitos os que entram por ela.

Como é estreita a porta, e apertado o caminho que leva à vida! São poucos os que a encontram”. (Mt. 7:13,14)

“…escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência” (Dt.30:19). 

De seu conservo, Adauto Matos.

Referências: 

http://www.encontrocomapalavra.com/apostilas – Acesso em: 10 de maio de 2017.

https://www.youtube.com/watch?v=tses6rH6SZE – Acesso em 02 de junho de 2017.

https://www.youtube.com/watch?v=N3fJVoqFW8k – Acesso em 02 de junho de 2017.

https://www.bibliaonline.com.br/ – Acesso em 02 de junho de 2017.

https://www.youtube.com/watch?v=6KnLPXq_tzE – Acesso em 02 de junho de 2017.

Deixe uma resposta