Sem categoria

JOVENS – LIÇÃO 09 – A BONDADE DIVINA E A REGRA DE OURO

Aprendemos que o Senhor Jesus no Sermão do Monte ensinou seus discípulos que antes que eles descessem da montanha, se comprometessem com essas três exortações:

olhar para dentro,

olhar para cima e

olhar ao redor

A segunda exortação é um chamado para um compromisso de olhar para o alto:

“Peçam, e lhes será dado, busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta. Pois todo o que pede, recebe; o que busca, encontra; e àquele que bate, a porta será aberta. 

[jwplayer player=”1″ mediaid=”7847″]

Qual de vocês, se seu filho pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou se pedir peixe, lhe dará uma cobra? Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai de vocês, que está nos céus, dará coisas boas aos que lhe pedirem!” (Mateus 7:7-11)

No capítulo 6 está registrada a exortação e Jesus para olharmos para o alto e recebermos os valores e disciplinas espirituais que vêm de Deus.

Agora Ele está chamando para um compromisso pleno e incondicional de aprender e aplicar essas disciplinas e esses valores que Ele ensinou quando os desafiou a olharem para o alto.

Em grego o tempo verbal usado indica uma ação continua. Esses versículos, portanto, podem ser assim parafraseados: “Peçam e continuem pedindo… porque aquele que pede e continua pedindo recebe…”.

A questão é que Jesus está desafiando Seus discípulos a olharem continuamente e com perseverança para o alto.

Buscar é pedir de maneira contínua e intensa, e bater é buscar de maneira continua e intensa. Jesus está chamando Seus discípulos a serem um povo que busque a Deus com paixão!

A exortação finaliza com essa promessa impressionante de que todo que pede, busca e bate com perseverança receberá, encontrará e no fim vai experimentar uma porta aberta na presence de Deus.

Essa super promessa é seguida pela certeza maravilhosa de que se nós, seres humanos falhos, damos boas coisas aos nossos filhos, nosso Pai do Céu, perfeito e amoroso, certamente dá boas coisas aos que Lhe pedirem.

Eu não entendo por que hoje poucas pessoas ensinam e pregam sobre esse convite de Jesus.

É triste que pouquíssimos discípulos de Jesus respondam ao Seu convite para serem discípulos que buscam a Deus com paixão.

A terceira exortação de Jesus, antes que Seus discípulos voltassem para os relacionamentos que os esperavam ao pé da montanha, é um chamado para um compromisso total e incondicional de olhar ao redor:

“Assim, em tudo, façam aos outros o que vocês querem que eles lhes façam; pois esta é a Lei e os Profetas” (Mateus 7:12).

Na verdade Jesus conclui Seu sermão com esse versículo, conhecido como a “Lei de Ouro”.  Esse é o maior ensinamento sobre relacionamento humano que este mundo já ouviu.

Jesus afirma que essa simples frase sintetiza a Lei e os Profetas (o Velho Testamento), as Escrituras que existiam naquele tempo. Certo estudioso escreveu:

“Como sempre, para Jesus, as coisas mais importantes eram as coisas simples e as coisas simples eram as mais importantes”.

O que Ele ensinou aqui era simples:

“Escolha alguém da multidão no pé da montanha. Coloque-se no lugar dessa pessoa. Se você fosse essa pessoa, o que gostaria que um discípulo de Jesus fizesse por você?

Quando encontrar a resposta, aja de acordo com ela, independentemente do que seja. Simplesmente faça! É nisso que se resume todo o ensino da Bíblia na questão de relacionamentos interpessoais”.

Aplique esse ensino no seu casamento, com seus filhos, pais, irmãos e irmãs em Cristo. Aplique essa “Lei de Ouro” às pessoas de outra raça. Essa se tornou a Lei de Ouro para relacionamentos inter-raciais, para o casamentos, comunidades familiares e espirituais.

Certifique-se de estar aplicando essa mesma lei para seus adversários e inimigos. Talvez a primeira aplicação que Jesus tivesse em Seu coração fosse com pessoas que não conheciam nada sobre Cristo nem salvação.

Essa então se tornou a Lei de Ouro para evangelismo e missões.

Dinâmica: A regra de ouro

Objetivos:

Refletir sobre a regra de ouro “Não faça aos outros, o que não queres que façam a ti”.

Exemplificar atos de respeito ao próximo.

Material:

¼ da folha de papel ofício e caneta para cada aluno.

Procedimento:

– Organizem os alunos em círculo.

– Distribuam ¼ da folha de papel ofício.

– Solicitem para que cada aluno escreva o que ele deseja que seu colega do lado esquerdo realize, naquele momento da aula. Normalmente as ações são engraçadas e até “micos”.

Veja um exemplo: Maria deve fazer tal coisa. João( nome da pessoa que está escrevendo).

Orientem que o colega não pode ver o que o aluno está escrevendo.

– Recolham todos os papéis.

– Agora, falem: A regra da brincadeira está mudada, o “feitiço virou contra o feiticeiro”. Quem vai realizar a tarefa é a pessoa que escreveu e não o colega para quem você desejou.

– Então, os alunos deverão realizar as tarefas.

Certamente, haverá um pouco de rejeição ou vergonha, mas encorajem os alunos.

– Depois, falem: Esta é a finalidade da brincadeira: não desejar aos outros ou fazer algo com os outros, que você não gostaria para você.

– Para concluir, leiam:

“E, como vós quereis que os homens vos façam, da mesma maneira lhes fazei vós também” Lc  6.31

Ou se preferir a versão NTLH: “Façam aos outros a mesma coisa que querem que eles façam a vocês”.

Ideia original desta técnica desconhecida

Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.

Fonte Texto: http://www.encontrocomapalavra.com/apostilas  – Acesso em: 10 de maio de 2017.

Dinâmica: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/ – Acesso em: 24 de maio de 2017.

Deixe uma resposta