Sem categoria

Jovens – Lição 7- Ansiedade pela Vida

Ilustração – Sonhei com Deus

Sonhei que Deus falou comigo dizendo:

” Meu filho, eu estou aqui e sei o que pensas “

E eu disse: Então responde-me Senhor, porque existem pessoas tão infelizes no mundo ?

Deus respondeu…

” Se apressam em crescer e depois desejam ser  crianças novamente.

[jwplayer player=”1″ mediaid=”7782″]


Perdem sua saúde para ganhar dinheiro e em seguida perdem o dinheiro para recuperar sua saúde.

Pensam ansiosamente sobre o futuro e se esquecem  de viver o presente, de tal forma que não vivem nem  o presente nem o futuro.

Vivem suas vidas como se nunca fossem morrer e morrem  como se nunca tivessem vivido…”

Então perguntei…

” Que lições de vida o Senhor quer que aprendam ? “

E Ele respondeu:

Que uma pessoa rica não é aquela que tem o máximo, mas sim a que precisa do mínimo.

E que de nada vale o homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma.

E aprendam que eu estou aqui… SEMPRE (http://radioevangelismo.com/textos/sonhei.htm – acesso em 10 de maio de 2017).

Os Valores Verticais do Discípulo 

“Não acumulem para vocês tesouros na  terra, onde a traça e a ferrugem destroem,  
onde os ladrões arrombam e furtam.

Mas  acumulem para vocês tesouros nos céus, onde a  traça e a ferrugem não destroem, e onde os  ladrões não arrombam nem furtam.

Pois onde  estiver o seu tesouro, aí também estará o seu  coração. “Os olhos são a candeia do corpo.

Se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo  será cheio de luz. Mas se os seus olhos forem  maus, todo o seu corpo será cheio de trevas.

Portanto, se a luz que está dentro de você são  trevas, que tremendas trevas são! Ninguém  pode servir a dois senhores; pois odiará um e  amará o outro, ou se dedicará a um e  desprezará o outro. Vocês não podem servir a  Deus e ao Dinheiro” (Mateus 6:19-24).

Jesus então passou a falar dos valores do  discípulo que vive as bem-aventuranças. No dicionário encontramos as seguintes definições  para valor:

“O preço atribuído a uma coisa;  estimação, valia”. Uma das razões porque as  pessoas do sopé da montanha têm problemas é  porque não têm valores bons, valores corretos.

Para ter a influência do sal e da luz sobre a  multidão, os discípulos de Jesus devem ter os  valores que Ele ensinou.

Depois da declaração inicial que ensinou  aos discípulos, que não deveriam se desgastar  para conseguir tesouros que se depreciam ou  que podem ser roubados, Jesus fez três  observações muito importante sobre valores.

A  primeira observação é o padrão pelo qual os  discípulos de Jesus podem medir seus valores:

“Pois onde estiver o seu tesouro, aí também  estará o seu coração”. Em outras palavras,  “mostre-me o seu tesouro e eu saberei como é o  seu coração e quais são os seus valores”.

Jesus continuou apresentando um desafio  que pode ser expressado pela pergunta: “Como  vemos as coisas?”.

Quando Jesus disse: “Se os  seus olhos forem bons, todo o seu corpo será  cheio de luz” (6:22), Ele estava se referindo  ao conceito ou à disposição mental dos  discípulos. Bons valores são a diferença  entre um corpo cheio de luz (alegria, pureza,  bênçãos) e um corpo cheio de trevas ou  infelicidade.

O alerta de Jesus é que os  valores errados levam à infelicidade. Como já  observamos, os líderes do mundo, como os que  já mataram milhões na China, na Rússia e na Alemanha, têm uma disposição mental errada e o resultado são grandes trevas para todo o  mundo.

A terceira observação sobre valores é um  chamado de Jesus. Os discípulos não podem ter  uma visão espiritual dupla e ser discípulos ao  mesmo tempo. Eles não podem servir a dois  senhores, a Deus e ao Dinheiro.

Aplicação Pessoal

Precisamos atender ao chamado de  Jesus. Estamos dedicando nossas vidas a tesouros eternos, ou a tesouros temporais?

De  acordo com Jesus, essa pergunta será  respondida depois de analisarmos nossas  atividades, ou ocupações diárias; nossas  atitudes ou aquilo que ocupa nosso pensamento  durante o dia; nossas ansiedades ou o que nos  preocupa; e nossa lealdade a quem ou a que  servimos.

Jesus ensinou que um discípulo Seu  não pode servir a Ele, como Senhor, e servir a  qualquer outra coisa ao mesmo tempo.

Ele fez  essa declaração no contexto do seu ensino  sobre valores, deixando claro que o Seu padrão  é que um discípulo Seu não pode servir a Deus e ao Dinheiro.

Valores Sal e Luz

“Portanto eu lhes digo: Não se preocupem  com sua própria vida, quanto ao que comer ou  beber; nem com seu próprio corpo, quanto ao  que vestir.

Não é a vida mais importante que  a comida, e o corpo mais importante que a  roupa? Observem as aves do céu: não semeiam  nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo,  o Pai celestial as alimenta.

Não têm vocês  muito mais valor do que elas? Quem de vocês,  por mais que se preocupe, pode acrescentar uma  hora que seja à sua vida? Por que vocês se  preocupam com roupas? Vejam como crescem os  lírios do campo.

Eles não trabalham nem  tecem. Contudo, eu lhes digo que nem Salomão,  em todo o seu esplendor, vestiu-se como um deles.

Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo,  não vestirá muito mais a vocês, homens de  pequena fé?”(Mateus 6:25-30).

Com esta forte ênfase na ansiedade, Jesus  estava ensinando sobre valores. Ele perguntou  ou deixou implícitas, pelo menos vinte  perguntas para apresentar esses valores.  

Por exemplo:

  • O que é o corpo?
  • Quanto você vale?  
  • Por que você se preocupa com aquilo que foge  do seu controle?
  • Você crê que o Deus que  alimenta os pássaros e veste os lírios do  campo pode alimentá-lo e vesti-lo? 

“Portanto, não se preocupem, dizendo:

  • ‘Que vamos comer?’
  • ou ‘Que vamos beber?’
  • ou  ‘Que vamos vestir?’.

Pois os pagãos é que  correm atrás dessas coisas; mas o Pai  celestial sabe que vocês precisam delas.

Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de  Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.

Portanto, não se  preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as  suas próprias preocupações. Basta a cada dia  o seu próprio mal” (31-34).

Outra pergunta para descobrir nossos  valores refere-se à prioridade. Com base em nossos valores, cada discípulo de Jesus deve  ter uma “prioridade alvo”.

Imagine um quadro  com vários círculos pintados e um alvo no  centro deles. Jesus concluiu Seu ensino sobre  valores declarando que o alvo das prioridades  do discípulo deve ser o governo de Deus sobre  seu coração.

Os outros círculos devem ser  priorizados pelo Rei dos reis e Senhor dos  senhores, à medida que Ele mesmo mostra qual  deles deve vir primeiro.

Os discípulos de  Jesus têm a promessa de que todas as suas  necessidades e preocupações serão supridas  pelo Pai dos Céus.

Eu desafio você a confessar esses valores  de Jesus Cristo. Minha esposa e eu decidimos  reivindicar essa promessa de Jesus quando nos  casamos e iniciamos uma igreja.

Jesus a tem  cumprido em nossas vidas deste 1956. Deus  jamais falhou no suprimento das nossas  necessidades e vai provar que essa promessa de  Jesus é verdadeira na sua vida, se você fizer  dEle e do que Ele quer que você faça, a  prioridade número um da sua vida.

DINÂMICA

Dinâmica: O Maior Tesouro

Objetivo:

Refletir sobre o apego aos bens materiais e enfatizar a importância de acumular tesouros no céu.

Material:

Figuras de objetos de consumo: roupas, celular, ipod, sandálias, tênis, sapatos, joias, carro, moto, carro, casa bonita, dinheiro, som etc.

02 tubos de cola

02 tesouras

02 cartolinas

01 rolo de fita adesiva

01 caixa dourada ou 01 baú pequeno com o nome “Caixa do Tesouro”.

Digitar os versículos de Mateus 6:19-21 e colocar dentro da caixa dourada

Procedimento:

– Dividam a turma em dois grupos: 01 de mulheres e outro de homens.

– Entreguem para cada grupo:

Figuras de objetos de consumo:  roupas, celular, ipod, sandálias, tênis, sapatos, joias, carro, moto, casa bonita, dinheiro, som, etc.

01 tubo de cola, 01 tesoura, 01 cartolina

– Forneçam as seguintes orientações:

Escolham as figuras que representam todos os objetos que vocês desejam adquirir.

Recortem as figuras e colem na cartolina.

Observações:

Caso eles não encontrem tudo o que desejam, peçam para que desenhem os objetos desejados ou escrevam os nomes.

O tempo para esta atividade é de no máximo 10 minutos.

– Depois, fixem os dois cartazes e perguntem para cada grupo(homens e mulheres):

A razão da escolha dos objetos.

Vocês já possuem estes objetos e querem outros mais novos?

Os pais podem dar estes objetos?

Vocês podem adquirir estes objetos?

– Depois, falem: A verdadeira prosperidade não consiste em bens terrenos, mas em tesouros eternos, espirituais, e numa vida abundante que consiste no equilíbrio entre o aspecto material e o espiritual, crendo na providência divina.

– Enfatizem que é necessário o cuidado quanto importância elevada dada a um em detrimento do outro. Mas, que deve haver equilíbrio, pois Deus não condena a riqueza, mas o amor ao dinheiro (I Tm 6.10).

– Para finalizar, apresentem uma caixa dourada ou um baú pequeno com o nome “Caixa do Tesouro”. Peçam para um aluno abrir. Ele vai encontrar um papel com os versículos abaixo, que deverá ler:

“Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração” (Mateus 6:19).

Por Sulamita Macedo.

Fonte Texto: http://www.encontrocomapalavra.com/apostilas  – Acesso em: 10 de maio de 2017.

Dinâmica: :http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/ – Acesso em 10 de maio de 2017.

Video 01: https://www.youtube.com/watch?v=qVu2KNjpAdU – Acesso em: 10 de maio de 2017.

Deixe uma resposta