Sem categoria

Jovens – LIÇÃO 02 – SAL DA TERRA E LUZ DO MUNDO

hqdefault

“A Tartaruga em Cima do Muro” (Mateus 5:13-16)

Jesus continuou a apresentar o perfil do Seu caráter, com quatro metáforas que mostram o que acontece quando este caráter entra em ação numa sociedade pagã.

Ele ensinou:

“Vocês são o sal da terra. Mas se o sal perder o seu sabor, como restaurá-lo? Não servirá para nada, exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens.

Vocês são a luz do mundo.

Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte.

E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Ao contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa.

Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus” (Mateus 5:13-16).

[jwplayer player=”1″ mediaid=”7634″]

[jwplayer player=”1″ mediaid=”7633″]

O Sal da Terra

Com essas quatro metáforas Jesus inicia a aplicação do Seu sermão.

A primeira metáfora fala que o discípulo com essas características é o sal da terra. Literalmente, no texto original, esta passagem seria assim: “Vocês, e só vocês são o sal da terra”.

Uma das interpretações e aplicações desta metáfora baseia-se no fato de que, como nos dias de Jesus não existia refrigeração, a única saída que as pessoas tinham para preservar alimentos peixes e outras carnes, era cobrindo-os com sal.

Jesus então declarou, com estas palavras, que assim como a carne apodrece, o mundo está apodrecendo, e Seus discípulos são o sal necessário para preservar o mundo da corrupção moral. Para Seus discípulos preservarem o mundo, eles precisam ser colocados sobre o mundo, como o sal é colocado sobre a carne.

A influência do caráter cristão preservará o mundo da corrupção moral. Outra interpretação e aplicação desta metáfora está relacionada ao significado da palavra “salário” que tem origem em: “dinheiro sal”.

Todos nós sabemos que nos tempos do Império Romano não existia um organismo vivo que pudesse viver sem o uso do sal e por esse motivo os romanos controlavam o sal em todo o mundo. Eles compravam seus escravos e os pagavam com cubos de sal.

Jesus então estava dizendo a Seus discípulos: “Aquelas pessoa lá embaixo, no sopé da montanha, não têm vida.

Se vocês compreenderem, crerem e aplicarem o que eu ensinei com essas oito bem-aventuranças, vocês terão vida e serão a fonte onde aquelas pessoas encontrarão vida e a preservarão, e tirarão o melhor dela.

Por isso vocês são a única chance dessas pessoas encontrarem vida”. Todas as metáforas de Jesus são ricas em aplicações para nossas vidas e nos fazem refletir e meditar sobre elas.

O sal provoca sede; e a presença do discípulo faz com que as pessoas do mundo fiquem com sede do que ele descobriu em Cristo.

Assim como o sal pode irritar uma ferida aberta, um discípulo de Jesus ao lado de um pecador pode incomodá-lo.

O sal purifica e tem características curativas. Da mesma forma o discípulo que pratica as bem-aventuranças que Jesus ensinou tem essas influências positivas na vida daqueles com quem se encontra neste mundo.

O que é cultura? “Cultura é o conjunto de características de uma sociedade”. Jesus veio a este mundo para revolucionar e mudar as culturas existente.

Sua estratégia foi mudar o coração dos homens e depois enviá-los para revolucionarem as culturas.

Esses três capítulos das Escrituras registram o ensino de Jesus que pretendeu e pretende revolucionar o mundo! Essa estratégia está bem clara nestas palavras de Jesus aos discípulos: “Vocês, e só vocês, são o sal da terra”.

Às vezes alguns crentes têm uma mentalidade muito fechada e evitam manter algum relacionamento com os incrédulos.

De acordo com Jesus, só poderemos ter influência sobre as pessoas deste mundo e exercer nossa função de sal, se estivermos fora do “saleiro”.

O mundo só verá essas atitudes no discípulo de Cristo se ele, com a graça de Deus, for praticante e se relacionar com as pessoas neste mundo.

Quando Jesus orou pelos Seus apóstolos pediu ao Pai que não os tirasse do mundo (cf. João 17:15). Uma das maneiras que somos usado pelo Senhor para espalhar o sal pelo mundo é através do nosso trabalho secular.

Os relacionamentos que mantemos com as pessoas no nosso trabalho são oportunidade que temos de mostrar as atitudes de Cristo através de nós.

A perseguição que a igreja sofreu durante toda sua história também cumpriu esse papel.

Certo missionário, durante uma palestra em uma conferência, disse que “missionários são como adubo – quando ficam todos juntos cheiram mal, mas quando espalhados, dão um bom resultado”.

E você? Você exerce o seu papel de sal da terra? Essas atitudes que Jesus forjou em você revolucionam a vida das pessoas que cruzam o seu caminho?

Se você é um discípulo de Jesus e esse milagre não acontece na sua vida, cuidado! De acordo com Jesus você não está sendo bom para nada e será jogado fora! Essas palavras de Jesus são bem duras!

Essas duas metáforas, do sal e da luz, também deixam implícita a idéia de que os discípulos de Jesus foram transformados.

Esfregar um pedaço de carne em outro não previne que aquela carne se estrague, mas se for esfregado sal na carne, aí sim dá resultado.

O discípulo salgado deixa outros sedentos do que ele é, e tem em Cristo. A fim de causar esse efeito nas pessoas, devemos ser transformados e diferentes.

No final deste capítulo Jesus faz a pergunta: “…o que vocês fazem de mais?” (cf. 47). As bem-aventuranças de Jesus são esse algo que fazemos a mais.

A Luz do Mundo

A segunda metáfora é outra declaração que diz respeito ao discípulo de Jesus e ao mundo. “Vocês são a luz do mundo”.

E mais uma vez, se fôssemos traduzir literalmente do original, esta seria a ênfase deste versículo: “vocês, e apenas vocês são a luz do mundo”.

Jesus chorou pelas multidões porque elas eram como ovelhas sem pastor (cf. 9:36), incapazes de diferenciar a mão direita da mão esquerda, e não tinham luz.

Assim como os discípulos eram o único sal que podia dar-lhes vida e preservá-la, também eram a única fonte de luz para as multidões.

No final dos Seus três anos de ministério público, Jesus fez sua oração sacerdotal registrada no capítulo 17 do Evangelho de João. Nessa oração Ele mencionou a palavra mundo dezenove vezes. O mundo estava no Seu coração! Mesmo assim Ele orou:

“Eu rogo por eles. Não estou rogando pelo mundo, mas por aqueles que me deste, pois são teus” (João17:9).

A única luz que há no mundo, vem dos discípulos de Jesus. Assim como o sal não faz nenhuma diferença dentro do saleiro, os Seus discípulos têm que sair e deixar a Luz que está neles brilhar na escuridão, mas tudo pela graça de Deus.

Se você é o único crente na sua família, no seu trabalho, na sua vizinhança ou na escola, lembre-se que uma luz no escuro vale mais do que uma luz entre outras cinqüenta.

Se você é o único crente isolado em algum lugar, estrategicamente posicionado na escuridão, saiba que você, e apenas você é a luz do mundo para aqueles que o conhecem.

Quando Jesus ordenou “brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus” (Mateus 5:16), Ele sabia que o mundo entenderia ser necessário que antes Jesus acendesse essa luz em nós, porque só assim podemos ser, e fazer o que eles precisam ver em nossas vidas.

Uma Candeia

Essa é uma metáfora muito profunda. Jesus mesmo apresenta a interpretação e a aplicação dela ao dizer que quando uma candeia é acessa em uma casa, não é colocada sob uma vasilha, mas em um lugar apropriado para que ilumine a todos.

Uma vela jamais produz luz sem se desgastar. A única maneira de preservar uma vela para que ela não se desgaste é apagando sua chama, sua luz.

O que Jesus estava ensinando era basicamente o seguinte: “Antes de se tornarem Meus discípulos, vocês eram como uma candeia apagada. Mas agora que vocês já passaram pela crise que acontece quando alguém se converte, a luz de vocês foi acessa.

Eu coloquei luz em suas vidas e sempre que isso acontece, Eu posiciono essa luz em um lugar estrategicamente escolhido”. Depois de três anos com Seus apóstolos, Jesus lhes disse:

“Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça” (João 15:16).

Essa palavra “escolhi” no grego significa exatamente “posicionei estrategicamente” e é encontrada três vezes na Bíblia. Jesus estava lhes dizendo: “Eu deliberadamente escolhi vocês e estrategicamente ordenei um lugar para vocês serem frutíferos”.

Você já viu uma tartaruga em cima de um muro, ou de uma cerca? Se algum dia você vir uma tartaruga em cima de uma cerca, pode ter certeza de uma coisa: ela não foi parar ali sozinha; alguém a colocou lá em cima, porque tartarugas não sobem em cercas nem em muros!

Todo autêntico seguidor de Jesus deveria se sentir como uma tartaruga em cima do muro.

Devemos todos olhar ao redor e ver que fomos estrategicamente posicionados neste mundo e, pensando na tartaruga em cima do muro, devemos afirmar: “Eu jamais estaria onde estou se Cristo não me tivesse colocado aqui”.

Uma Cidade Construída Sobre um Monte

A quarta metáfora é: “Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte” (14).

Jesus estava enfatizando o que tinha ensinado com as oito bem-aventuranças – não podemos escondê-las, assim como não se esconde uma luz debaixo de uma vasilha.

Isso quer dizer que não existe o discípulo secreto de Jesus. Jesus ordenou o batismo para todo aquele que professa ser Seu discípulo, numa declaração oficial de que é impossível a existência de um discípulo secreto (cf. Mateus 28:18-20).

Jesus está ensinando neste versículo que, se somos sal da terra e luz do mundo, não vamos conseguir esconder essa realidade.

Jesus era muito prático e sempre valorizou mais as atitudes do que as palavras.

Essas quatro metáforas enfatizam o que fazemos sobre aquilo que dizemos.

  • Somos sal,
  • luz,
  • candeia e
  • cidade sobre o monte.

No Evangelho de Marcos, este evangelista conta que as pessoas estavam tão ansiosas para ficarem com Jesus, que Ele buscou um lugar para ficar algum tempo sozinho com Deus, mas não foi possível porque Ele não conseguia Se manter oculto (Marcos 7:24).

Existe, nas bem-aventuranças, uma ordem de Jesus, para olharmos para dentro de nós mesmos. Nestas metáforas, Jesus está dizendo para olharmos ao redor.

Olhe ao seu redor e considere o desafio que existe quando o seu novo caráter começa a causar impacto nesta sociedade corrupta e sem vida, nesta cultura que está na escuridão.

Fonte: http://www.encontrocomapalavra.com/apostilas

Video 01: https://youtu.be/6Id6qeL8ivE – Acesso em: 05/04/2017.

Video 02: https://www.youtube.com/watch?v=yibBPRb7p4o – Acesso em: 05/04/2017.

Deixe uma resposta