Sem categoria

Jovens – Lição 13 – O que posso fazer por minha igreja

161

Professor, com a graça de Deus chegamos ao final de mais um trimestre. Esta é a última lição.

Talvez durante o decorrer deste período você tenha enfrentado muitos desafios. Todo filho de Deus enfrenta as intempéries da vida.

Mas, precisamos enfrentá-las com fé, de “cara limpa”, sem máscaras ou subterfúgios.

Para acessar os slides referente a esta aula click aqui

[jwplayer player=”1″ mediaid=”7473″]

[jwplayer player=”1″ mediaid=”7485″]

Temos de lidar com doenças, desemprego, incompreensões, ameaças e diversos perigos.

Há momentos que nos sentimos assustados, apreensivos e até feridos. Como Paulo diz, “trazemos em nosso corpo as marcas de Cristo”.

Mas, nosso Pai não é uma pessoa distante. Ele vê a dor, o sofrimento, assim como olha o pecado e a falsidade como muitos querem usar em sua Casa.

O Senhor nos diz: “Eu, eu sou aquele que vós consola”. Se Ele consola, é porque, às vezes, choramos.

O consolo de Deus é real, completo e eficaz. Não desanime! O caminho para o céu, providenciado por Deus, em seu infinito amor por nós é estreito.

Exige arrependimento, honestidade e santidade, mas ao final concederá vida eterna e paz.

Esperamos que cada lição tenha contribuído para o seu crescimento espiritual e de seus alunos.

Nesta última lição o enfoque é o serviço cristão. Servir a Deus é uma honra e um privilégio, mas infelizmente muitos atualmente não querem mais servir, mas “apenas serem vistos”.

Por onde Jesus passava atraia multidões, e muitos apenas seguiam o Mestre, mas não eram seus discípulos e não desejavam servi-lo.

Ser discípulo envolve um preço e muitos não estavam dispostos a pagá-lo. Atualmente também, muitos querem ser abençoados por Jesus, mas poucos querem se tornar discípulos e servos.

Ser discípulo e servo é abrir mão da própria vontade, de desejos pessoais e isso envolve grande sacrifício.

O discípulo não pode permitir que nada venha interferir no seu compromisso com o Mestre e o seu serviço.

Cabe ao discípulo tomar a sua cruz e seguir o seu Mestre e realizar sua obra. O que você tem feito em prol do Reino de Deus e da sua Igreja?

Para ajudar na sua reflexão a respeito do tema, leia o texto bíblico de João 13. Observe o que podemos aprender com este texto a respeito de serviço e amor:

“A extensão plena do amor (Jo 13.1)” – A palavra grega eis telos, indica amor sem limites. Jesus fez todas as concessões e continua a fazê-las.

“O lava-pés (Jo 13.4,5)” – Essa gentileza era apreciada no Oriente Médio onde os pés, devido às sandálias, ficavam sujos em decorrência das caminhadas pelas estradas empoeiradas.

Na prática, essa tarefa era atribuída a um serviçal. Os discípulos sentiram-se desconfortáveis ao verem Jesus assumir esse papel e lavar-lhes os pés.

“Um exemplo (13.14,15).” Jesus faz uma demonstração absolutamente clara ao seu ato. Ele é ambos ao mesmo tempo: Senhor e mestre.

Não obstante, se humilha para nos dar exemplo da atitude que precisamos adotar em relação aos outros na comunidade cristã.

A única competição da qual deveríamos participar é a de quem pode servir melhor os outros” (Guia do Leitor da Bíblia: Uma análise de Gênesis a Apocalipse capítulo por capítulo. 9.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2010, p. 690).

Sugestão didática:
Professor, chegamos ao final do estudo a respeito da Igreja de Jesus Cristo. Para esta última aula, sugerimos que você reproduza o esquema abaixo no quadro. Utilize-o para fazer um resumo geral a respeito dos temas abordados.

                                          A Igreja de Jesus Cristo                                                           

0102

Fonte: http://licoesbiblicas.com.br/index.php/2014-11-13-19-35-17/subsidios/jovens/610-licao.html

Deixe uma resposta