Sem categoria

Jovens – Lição 09 – A Missão Ensinadora da Igreja

professores-dicas-valiosas-ensinar-pensamento-critico-noticias

Prezado professor, na lição deste domingo estudaremos a respeito da missão ensinadora da Igreja. Foi o próprio Senhor Jesus, antes de subir aos céus, quem deu a sua Igreja a missão de evangelizar, discipular, ensinar (Mt 28.19,20).

Para acessar os slides referente a esta aula click aqui

[jwplayer player=”1″ mediaid=”7331″]

[jwplayer player=”1″ mediaid=”7329″]

Os termos discipular e discípulo estão interligados. Discipular “significa próprio de discípulo”; e discípulo é todo aquele que se coloca sob a tutela de um mestre a fim de aprender.

Precisamos iniciar com a definição do vocábulo, pois o discipulado, muitas vezes, é visto de uma forma errônea. Quando ouvimos a palavra discipulado, em geral, pensamos logo nos novos convertidos.

Será que somente eles precisam de discipulado? O discipulado precisa ser compreendido como uma ação que é para toda a vida, pois somos seres inacabados. Cabe aqui a fala do educador Paulo Freire:

“Onde quer que haja mulheres e homens, há sempre o que fazer, há sempre o que ensinar, há sempre o que aprender.”

Enquanto vivermos neste mundo, precisamos discipular e ser discipulado. O ensino bíblico precisa começar logo depois da conversão e perdurar por toda a vida, até o dia em que estaremos para sempre com o nosso Mestre.

Contudo, o discipulado tem vários pressupostos. Observe:

                                                            DISCIPULADO

1

Qual a relevância do discipulado e ensino?

1- É uma ordenança de Jesus (Mt 28.19,20).

Jesus ordenou o ensino, o discipulado, porque é ele que dá a sustentação de que precisamos para permanecermos firmes na fé.

Discipular é construir alicerces. Esta é uma etapa importante, que requer muito cuidado em uma edificação. É a parte do edifício que exige mais investimento dos construtores, pois os materiais empregados devem ser de altíssima qualidade.

Se um alicerce for mal feito, com materiais de má qualidade, toda a construção estará comprometida. Na vida espiritual não é diferente.

O precisamos de fundamentos sólidos. Atualmente vivemos tempos trabalhosos (2 Tm 3.1), por isso, não podemos ser negligentes quanto aos fundamentos da fé cristã.

Precisamos ter um compromisso com o ensino da Palavra de Deus. A fé cristã não pode estar alicerçada sobre os fundamentos da filosofia ou da ciência, ou baseada em teorias humanas.

Ela deve estar sedimentada na Palavra de Deus. Esta é a base segura para qualquer pessoa, pois a Bíblia é a nossa regra de fé e conduta.

As lições bíblicas que ensinamos aos domingos contribuem para a construção do caráter cristão de nossos alunos.

Se essas lições forem bem planejadas e bem executadas pelos professores, nossos alunos (discípulos) poderão experimentar um desenvolvimento saudável em todas as áreas (espiritual, social, cognitiva e física), o crescimento que Jesus, como homem perfeito, também experimentou:

“E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens” (Lc 2.52).

O ensino das verdades fundamentais ajudará a desenvolver uma fé firme e inabalável, ajudando nossos alunos a permanecerem firmes na fé até a Segunda Vinda de Jesus.

2- Contribui para a saúde da igreja.

Você sabia que existem muitas igrejas que, embora pertençam a Jesus Cristo, estão “adoecidas”?

Talvez você queira fazer a seguinte indagação: “A igreja pode adoecer?” É importante ressaltar que vamos tratar aqui da igreja local, ou seja, um grupo de pessoas reconciliadas com Cristo, que pertencem a Ele e se reúnem para a comunhão e adoração em um determinado lugar.

Não estamos falando da Igreja universal, o Corpo místico de Jesus formado por todos os crentes de todos os tempos e localidades.

Para falar de saúde e doença, tomemos como exemplo algumas das igrejas na Ásia descritas em Apocalipse:

Éfeso (Ap 2.1-7),

Pérgamo (Ap 2.12-17),

Tiatira (Ap 2.18-29),

Sardes (Ap 3.1-6) e

Laodiceia (Ap 3.14-22).

As cartas que foram endereçadas por João a essas igrejas são instrumentos divinos que nos ajudam a examinar nossas igrejas, pois, segundo Steven Lawson, “as questões e os problemas, enfrentados por essas igrejas, são os mesmos que atingem a igreja, hoje”.

Em que áreas essas igrejas adoeceram? Vejamos:

Éfeso abandonou o primeiro amor (Ap 2.4);

Pérgamo compactuou com as coisas do mundo, carnalidade (Ap 2.14,15);

Tiatira foi contaminada pelo “vírus” da imoralidade (Ap 2.20,21);

Sardes já estava morta (Ap 3.1); e

Laodiceia, pela indiferença (Ap 3.15-17).

Uma igreja enferma não pode produzir bons frutos, tornando-se estéril, muito menos usufruir da vida abundante que Cristo conquistou na cruz do Calvário. Jesus veio para que tivéssemos vida abundante, saudável (Jo 10.10).

Em breve, Jesus virá buscar a sua Igreja, mas Ele vai arrebatar a Igreja pura, sem mancha, sem mácula, sem enfermidades (Ef 5.27).

3- Colabora para um crescimento saudável.

Como podemos saber se uma igreja está tendo um crescimento saudável?

Vejamos o que caracteriza um crescimento saudável:

a) Doutrina bíblica (pregação e ensino correto da Palavra de Deus).

b) Os crentes conhecem toda a Palavra de Deus, e não apenas parte dela (caixinha de promessas). Eles vivem a Palavra de Deus no seu dia a dia (Tg 1.22).

c) Os crentes demonstram, mediante suas ações e palavras, que têm uma vida transformada, cristocêntrica (Lc 6.43-45). Testemunho eficaz.

d) Os membros e alunos têm uma visão correta, equilibrada, saudável sobre eles mesmos (a forma como você se vê vai influenciar a forma como você vê Deus e o próximo) (Pv 23.7a).

e) Os crentes sentem-se amados por Deus, por seus líderes (pastores, professores, superintendentes, etc.), pela igreja. Comunhão eficaz.

f) Os membros e alunos compreendem sua missão e a executam com alegria. Qual a nossa missão? A missão suprema da igreja é a evangelização (Mc 16.15).

g) Santidade de vida entre membros.

h) Adoração genuína, oração eficaz, amor por Jesus Cristo.

A Igreja tem uma missão proclamadora, mas também uma responsabilidade com o discipulado e com o ensino. 

Sugestão didática: 

Professor, reproduza o esquema abaixo no quadro. Utilize-o para mostrar aos alunos que grande parte do ministério de Jesus foi dedicado ao ensino.

JESUS, EDUCADOR POR EXCELÊNCIA

2

(Adaptado de Lições Bíblicas, 1 Trimestre de 2007, CPAD, p. 61.)

Telma Bueno
Editora responsável pela Revista Lições Bíblica Jovens

Texto Fonte: http://licoesbiblicas.com.br/index.php/2014-11-13-19-35-17/subsidios/jovens/530-licao-32.html – Acesso em: 22 de fevereiro de 2017.

Video 01: https://www.youtube.com/watch?v=I84vTesP-hw – Acesso em: 22 de fevereiro de 2017.

Video 02: https://www.youtube.com/watch?v=fSFjktyBYw8 – Acesso em: 22 de fevereiro de 2017.

Deixe uma resposta