Sem categoria

JOVENS – LIÇÃO 04 – O MINISTÉRIO DA IGREJA

images

A igreja como instituição necessita em sua estrutura de ministérios (serviços) para realizar a sua principal missão de apresentar a Cristo como Salvador e Senhor da humanidade. Nesta lição estudaremos sobre o que é ministério, adoração, fé, como se deu o ministério no antigo e novo testamento, a chamada para ser crente em Jesus e a missão da igreja.

[jwplayer player=”1″ mediaid=”7147″]

[jwplayer player=”1″ mediaid=”7148″]

[jwplayer player=”1″ mediaid=”7167″]

INTRODUÇÃO

A igreja como instituição necessita em sua estrutura de ministérios (serviços) para realizar a sua principal missão de apresentar a Cristo como Salvador e Senhor da humanidade. Nesta lição estudaremos sobre o que é ministério, adoração, fé, como se deu o ministério no antigo e novo testamento, a chamada para ser crente em Jesus e a missão da igreja.

I – O QUE É MINISTÉRIO

No sentido bíblico ministério é um serviço realizado por homens escolhidos por Deus que com autoridade divina ministram diferentes ações em favor de uma coletividade de pessoas que formam o corpo de Cristo visando o aperfeiçoamento e a edificação dos santos. Este serviço se caracteriza por diversas atividades, as quais, podemos citar: a adoração, o louvor, a evangelização, a assistência social, a oração, o ensino da Palavra de Deus, etc.

1. DEFINIÇÃO DE ADORAÇÃO

Definimos adoração como sendo um ato de prestação de culto a um ser transcendente pelo que Ele é em seus atributos morais e naturais, manifestada por diversas ações e expressões de culto externas visíveis, cujo agente motor é uma atitude interna de um coração sincero e verdadeiro de um adorador.(Sl 145:1-21)

1.1. CARACTERÍSTICAS INTRÍNSECAS A VERDADEIRA ADORAÇÃO

A adoração se consolida como verdadeira quando é despertada por um coração sincero e verdadeiro, ou seja, muitas vezes as manifestações externas de adoração, por si só, não confirmam ser esta adoração autêntica, pois na verdadeira adoração as manifestações externas de culto devem ser resultado do estado espiritual de um autêntico coração alinhado aos preceitos divinos, sendo estes o que Deus procura para que Ele seja exclusivamente adorado.(Jo 4:23).

Mas, quais são as características intrínsecas em um coração para a verdadeira adoração? A Palavra de Deus nos responde que as características fundamentais consolidadas no coração de um verdadeiro adorador, são:

01

2. CONCEITO DE FÉ

Podemos definir fé a partir do contexto bíblico como a certeza das coisas que se esperam, a convicção dos fatos que se não veem, em outras palavras, é ver uma realidade que ainda não existe.

2.1. PROPÓSITO DA FÉ

Gerar no crente a absoluta certeza de que as promessas de Deus são reais e verdadeiras considerando que Deus age e zela em cumpri-las nos fortalecendo para vencer toda e qualquer dificuldade e suas nefastas consequências.(1 Jo 5:4).

2.2. TIPOS DE FÉ

2.2.1. FÉ NATURAL

Todo e qualquer ser humano tem fé, porque ninguém pode viver sem fé. O homem em sua formação metafísica tem a necessidade de acreditar em alguma coisa ou em alguém. A fé natural confere ao homem as condições primárias de crer que existe um ser superior e supremo.( Rm 1:19-20).

Um exemplo prático de fé natural é a de que ao lançarmos um objeto para o ar ele será atraído para o centro da terra e cairá até o nível do solo, esta certeza é porque temos o conhecimento da lei da gravidade que preceitua que todos os corpos são atraídos para o centro da terra. Esta é um fé comum.

2.2.2. FÉ SALVADORA

A fé salvadora desperta no ser humano o reconhecimento de sua fragilidade espiritual, do seu estado pecaminoso e distante de Deus, aflorando na sua alma a necessidade e o desejo de salvação em Deus na pessoa de Jesus Cristo.(Rm 10:8-13).

Esta fé salvadora promove no homem um novo nascimento e a capacidade de compreender a verdade sobre assuntos espirituais, por causa da presença do Espírito Santo em seu ser, sendo então o começo da vida cristã para um crescimento espiritual contínuo através da Palavra de Deus até atingir os domínios e exercício da fé sobrenatural.(1 Co 2:12-16)

2.2.3. FÉ SOBRENATURAL

Esta é a fé advinda diretamente do Senhor que atinge a profundidade do inexplicável que ultrapassa os limites do conhecimento e perspectivas humanas garantindo ao detentor desta fé uma fortaleza espiritual de vislumbrar as coisas que não são como já sendo reais ou existentes.

A fé sobrenatural transcende a tudo que é racional, não havendo nada impossível de ser realizado pela fé, nos permitindo crer que Deus, segundo a sua vontade, opera o sobrenatural, através das nossas palavras, gestos e intenções do nosso coração, vencendo as enfermidades, a derrota, os laços de Satanás, tudo para honra e glória do Senhor. (Hb 11:1)

II – O MINISTÉRIO SACERDOTAL DOS CRENTES

1. NO ANTIGO TESTAMENTO

Basicamente no Antigo Testamento dois ministérios despontavam como primordiais para manter viva a Palavra de Deus para Israel, a saber:

02

2. NO NOVO TESTAMENTO

Especialmente na igreja primitiva os ministérios eram suportados pelos dons espirituais propriamente ditos, e dentre estes ministérios, podemos citar:

2.1. MINISTÉRIOS ECLESIÁSTICOS

São dádivas concedidas aos homens com os objetivos de aperfeiçoar os santos, administrar a obra e edificar o corpo de Cristo para alcançar uma unidade de fé, conhecimento do filho de Deus de modo a tornar-se um varão perfeito (Ef 4:11-13)

03

2.2. MINISTÉRIOS PRÁTICOS ASSISTENCIAIS

São dádivas concedidas aos homens para o exercício contínuo assistencial da igreja mediante ações que gerem boas obras para a glorificação do nome do Senhor.(Rm 12:1-8)

04

3. UMA CHAMADA ESPECIAL PARA SER CRENTE EM JESUS

Toda e qualquer pessoa que se arrepende e reconhece Jesus como seu Salvador foi chamado para pertencer a Jesus Cristo (Rm 1:6)

A este pertencimento, uma vez consolidado por uma relação de intimidade, gera-se um comunhão total do pecador arrependido com Jesus Cristo (1 Co 1:9).

A comunhão plena do homem com Deus gera neste homem uma liberdade para não pecar e nesta condição se tornar um sacerdote feito a imagem e semelhança de Cristo. (Gl 5:13)

III – O MINISTÉRIO DA RECONCILIAÇÃO E DA COMUNHÃO

1. A MISSÃO DA IGREJA DO SENHOR JESUS

O Senhor na grande comissão deu ordem a sua igreja para ir por todo mundo e anunciar as Boas novas, sendo esta a missão prioritária da igreja, e a partir desta missão, outros ministérios são desencadeados, a saber:

06

07

IV – CONCLUSÃO

O ministério no contexto bíblico é o mais sublime serviço que um servo de Deus pode realizar, pois, trata-se de uma vocação e chamada para ser um bênção de Deus para servir, servir, e servir……… sem esperar reconhecimento ou recompensas. Servir a Deus e aos homens nos remete a alegria de simplesmente servir.

Site texto: https://proflucasneto.files.wordpress.com/2013/04/1t_2017_jovens_lic3a7c3a3o_4_-o-ministc3a9rio-da-igreja.pdf

Video 01: https://www.youtube.com/watch?v=fsloFrK_638 – Acesso em: 21 de janeiro de 2017.

Video 02: https://www.youtube.com/watch?v=J_6E-oz7bhA – Acesso em: 21 de janeiro de 2017.

Video 03:https://www.youtube.com/watch?v=OAgQQwSJ6xc – Acesso em: 21 de janeiro de 2017.

 

Deixe uma resposta