Sem categoria

Temperança: O Fruto da Disciplina

 download

Quando Deus criou o homem o dotou de certas faculdades naturais que são importantes para sua sobrevivência, são elas:-

– Alimentação

– Preservação

– Procriação

– Domínio sobre a Criação

– Adquirir bens

– Comunhão

Tudo iá bem, pois, Deus fez o homem a sua imagem e semelhança (Gn.1:26), o coroou de glória e de honra (Sl.8:5), e também o homem foi feito inclinado a justiça e a santifição (Ef.4:24) e o homem tinha comunhão com Deus.

Toda viração do dia, entendemos assim, Deus conversava com o homem no jardim (Gn.3:8), veja que privilégio isso!

Mas o Homem foi desobediente quando comeu do fruto que Deus falara que não comesse.

E sua desobediência, o pecado, fez que ele perdesse a comunhão que tinha com Deus. A palavra pecado é vista em pelo menos três aspectos:

Etimologicamente:

Pecado é, tanto no hebraico, como no grego, é errar o alvo, pois, veio Deus o Todo Poderoso e ordenou ao homem dizendo:

“…este é o caminho ande nele sem desviar-se nem para direita e nem para esquerda (Is.30:21). Mas o homem ao desprezar a recomendação divina passou a trilhar a senda da rebelião, errando assim o alvo que lhe propusera o Criador, serví-Lo na beleza da sua santidade.

Teologicamente:

Pecado é transgressão deliberada e voluntária dos preceitos estabelecidos por Deus. Quando erramos de forma voluntária aquilo que Deus quer que acertamos, pecamos.

Biblicamente:

Pecado é iniquidade “Qualquer que comete pecado, também comete iniquidade, porque o pecado é iniquidade”(1Jo.3:4).

E a iniquidade separa o homem de Deus (Is. 59:2). Logo então o homem foi separado da presença de Deus por causa do pecado e para que não comesse da árvore da vida e vivesse eternamente (Gn.3:22).

Por conseguinte, não só o primeiro casal, mas toda a humanidade viria a ser afetada pelo pecado, pois, por um homem entrou o pecado no mundo (Rm.5:12), e esse pecado foi passando de geração a geração; o apóstolo Pedro disse: “

… que fomos resgatados da nossa vã maneira de viver que por tradição recebemos de nossos pais” (1Pe.1:18). Já o salmista Davi diz: “Eu nasci na iniquidade e em pecado me concebeu a minha mãe” (Sl.51:5).

Então toda humanidade foi separada de Deus. O apóstolo Paulo disse: “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Rm3:23), também disse: “Não há um justo, não há ninguém que entenda, não há que busque a Deus, todos se extraviaram e juntamente se fizeram inúteis, não há quem faça o bem, não há um sequer” (Rm.3:10-12).

Com o pecado, o homem não somente perdeu a comunhão que tinha com Deus, mas as aptidões inatas que Deus lhe dera foram afetadas, contaminadas, pelo pecado, ou seja, o homem perdeu o controle que tinha dessas aptidões.

Logo com a

Alimentação veio Glutonaria

Preservação veioSuicídio

Procriação veio a Prostituição

Domínio sobre a Criação veio a Servidão

Adquirir bens veio a Ganância

Comunhão veio a Solidão.

Mas Deus tinha um propósito eterno para redenção, para perdão do homem afundado no pecado e separado dEle (Ef.3:11), e esse propósito foi manisfestado, revelado, logo após a queda do primeiro casal “E porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua semente e a sua semente; esta lhe ferirás a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar”(G.3:15).

Deus estava com isso revelando que enviaria seu Filho Jesus Cristo, a semente da mulher e que através de confessarmos com os nossos lábios e crermos com nosso coração que Ele é Senhor e que Deus o ressuscitou dentre os mortos (Rm.10:9,10), ou seja, aceitando-O como nosso Único e Suficiente Salvador e Senhor, teremos novamente a comunhão com Deus, comunhão esta, que fora perdida por causa do pecado, nos tornando filhos de Deus (Jo.1:12), com isso recebendo o Espírito Santo, e através do Espírito Santo, Deus começa a formar em nós o fruto do Espírito que é:

Amor

Gozo

Paz

Longanimidade

Benignidade

Bondade

Fidelidade

Mansidão

Temperança (Gl.5:22)

Notou a palavra Temperança destacada de vermelho?

Pois é através desta característica do fruto do Espírito, que teremos, pela infinita misericórdia de Deus, novamente o controle sobre as faculdades naturais que foram dadas ao homem e que foram corrompidas pelo pecado.

Então o que toda a humanidade precisa não é de tecnologia, senão Deus nos enviaria um cientista.

O que toda humanidade precisa não é de dinheiro, senão Deus nos enviaria um economista.

O que toda humanidade precisa é ter comunhão novamente com Deus, para receber o Espírito Santo, para que através de seu fruto, tenha-se um controle sobre essas aptidões que foram dadas por Deus e que foram contaminadas pelo pecado.

O que toda a humanidade precisa, então, é de perdão de pecados, por isso, Deus nos enviou, não um cientista, não, não um economista, não, mas Deus nos enviou um Salvador, Jesus Cristo.

João, o apóstolo diz: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Único Filho, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo.3:16).

De seu conservo,

Ev. Adauto Matos.

2 Comentários

Deixe uma resposta