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CURSO PRÁTICO DE MEMORIZAÇÃO DAS ESCRITURAS SAGRADAS

CURSO PRÁTICO DE MEMORIZAÇÃO DAS ESCRITURAS SAGRADAS

APRESENTAÇÃO: É com imenso prazer que temos a honra de oferecer aos estimados irmãos a oportunidade de desenvolver de forma simples e prática a capacidade natural de retenção de informações e conhecimentos, mais notadamente de porções bíblicas que – assim cremos – vos serão de vital importância ao longo da caminhada com Cristo, seja para lembrar de palavras de consolo nos momentos difíceis, seja para evangelizar ou responder indagações das almas sequiosas de salvação, seja para abrilhantar uma pregação ou estudo bíblico com citações oportunas e bem colocadas.

A Memorização de porções substanciais de informações promove o conhecimento e, aliada à inspiração e unção do Espírito Santo, faz do crente em Jesus Cristo um agente do Reino de Deus aqui na terra muito mais capacitado e preparado para defender a sua fé, para pregar o Evangelho de Jesus Cristo e para fazer discípulos muito mais fortalecidos com o ensino da Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada.

O CURSO PRÁTICO DE MEMORIZAÇÃO DAS ESCRITURAS SAGRADAS consiste na exposição das técnicas de memorização mais usuais, da enumeração de suas vantagens e desvantagens, além de informações suplementares que, certamente, irão auxiliar o leitor num rendimento e aproveitamento muito maior. Em momento algum do curso será fechada questão em torno da superioridade ou inferioridade de um método em relação aos demais: o próprio leitor deve, pela prática e uso, definir qual método exposto melhor lhe convém, e qual método lhe dará melhor aproveitamento.

Cremos sinceramente estar dando, com este curso, uma valiosa contribuição aos leitores no estudo, manuseio, aprendizado e retenção de porções desta que é a bússola inerrante que nos mostra o caminho para a eternidade com Cristo: A BÍBLIA, A PALAVRA DE DEUS!

Que o Senhor nos Abençoe a todos!

 

Pastor Aureliano Guimarães Júnior

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CAPÍTULO UM

I) INTRODUÇÃO GERAL: Memória é a faculdade que permite a um ser vivo, por meio de seu cérebro e sentidos, reter informações que, em maior ou menor escala se transformarão em lembranças futuras.

Todo ser vivo dotado de cérebro possui memória. A memória humana, que é o objeto de nosso estudo, é a mais aguçada, expansível e aproveitável de todos os seres vivos, isto porque, por ser racional, o ser humano pode acumular informações e, por meio delas, adquirir conhecimento, além de ter capacidade de decidir sobre a forma mais conveniente de utilizar o conhecimento adquirido.

O ser humano pode, através da memória, reter e armazenar informações das seguintes maneiras:

1) PELA MEMÓRIA INSTINTIVA: Chama-se Memória instintiva aquela que funciona de maneira autônoma, independente do controle intelectual. Exemplo: A criança que, no ventre, por instinto, aprendeu a mamar, sugando o próprio dedo e, nascitura, utiliza instintivamente a informação retida para sugar o leite materno.

É um tipo de memória amplamente utilizada pelo ser humano, porém, raramente se exerce algum controle ou método sobre ela. Muito eficiente na retenção de informação, mas ineficiente na geração de conhecimento.

2) PELA MEMÓRIA SENSITIVA: Chama-se memória sensitiva aquela que retém informações utilizando-se dos cinco sentidos do corpo, trazendo-as para o cérebro através da experiência física. Por utilizar-se dos cinco principais canais de relacionamento do corpo com o mundo exterior, é um tipo de memória de captação muito ampla e um instrumento de retenção de informação muito eficiente, dando ao cérebro muito mais capacidade de transformar esta informação em conhecimento.

Pela amplitude de canais que utiliza, a memória sensitiva é subdividida em memórias de sentidos, a saber:

A) Memória Visual: Utilizada pelo cérebro para reter informações de tudo o que é visível, tais como imagens, textos, paisagens, etc. Esta memória é extremamente importante na memorização de textos, embora, no caso de deficientes visuais, possa ser substituída, com certa limitação, pela memória tátil. Exemplo: Deficientes visuais podem reter a mesma quantidade de informação escrita em braile que os leitores visuais, embora o processo de retenção da informação seja mais lento.

EXERCÍCIOS:

a) Selecione uma imagem (de preferência um desenho simples, sem muitos detalhes). Fixe os olhos nele por alguns segundos. Depois, feche os olhos e tente reproduzi-la na mente com o maior número de detalhes possível. Repita a operação várias vezes, até ter memorizado todos os detalhes do desenho.

b) Selecione um versículo bíblico (de preferência um versículo grande) e leia-o em silêncio. Depois, feche os olhos e tente repeti-lo em voz alta, inteiro e sem falhas. Repita a operação até conseguir recitar o texto.

B) Memória Tátil: Utilizada pelo cérebro para reter informações de tudo o que é tocado pelo corpo, definindo na memória principalmente relações de contato físico com o mundo exterior, tais como quente-frio, liso-crespo, seco-molhado, etc.

Embora seja uma memória secundária nas pessoas que tenham todos os sentidos funcionando normalmente, é extremamente eficiente e aguçada nos deficientes visuais, que a utilizam para sua relação de contato e confrontação com o mundo exterior. Exemplo: Ao rastrear com uma bengala o relevo e obstáculos de um caminho de ida, o deficiente visual reterá em sua memória os detalhes que o ajudarão no mesmo caminho de volta e numa ida e volta posterior.

EXERCÍCIOS:

a) Escolha um cômodo de sua casa. Feche os olhos e, tateando, tente reconhecer os objetos que, por convivência, você já sabe quais são. Ao reconhecê-los, reproduza a imagem tateada na sua mente. Repita a operação, até a imagem reproduzida chegar o mais próximo possível da imagem tateada.

Este exercício pode ser realizado também com trechos bíblicos associados à imagem tateada, da seguinte forma: Ao tatear um vaso, tente lembrar de versículos que contenham ou que tratem da palavra “vaso” etc.

C) Memória Auditiva: Utilizada pelo cérebro para reter informações captadas pelo aparelho auditivo, tais como sons, música, leitura em voz alta, etc. Tem sua capacidade de captação e retenção melhorada quando auxiliada pela atenção de quem a utiliza. É uma excelente ferramenta no processo de memorização, desde que utilizada corretamente e com dedicação. Exemplo: Um mecânico sabe o problema de um veículo pelo tipo de ruído que ouve do motor; uma mãe reconhece certas necessidades do filho pelo choro que ele emite, etc.

EXERCÍCIOS:

a) Procure estar num local onde estejam ocorrendo vários tipos de ruídos ao mesmo tempo (uma sala de conversação, uma oficina barulhenta etc). Feche os olhos e esforce-se para “separar” cada som ouvido e tente descobrir sua origem e definição.

b) Coloque um CD ou fita – como queira – para tocar (de preferência, música orquestrada). Procure reconhecer e definir o som de cada instrumento tocado.

D) Memórias Gustativa e Olfativa: Utilizada pelo cérebro para reter as sensações produzidas pelos odores e gostos. Embora não seja um canal adequado para o processo de memorização, pode ser utilizados numa técnica de associação texto / gosto / cheiro / imagem / gosto etc. Exemplo: “Eu sou a Rosa de Saron” (o cheiro de uma flor pode levá-lo a lembrar-se deste texto); a simples visão de uma certa iguaria pode trazer à memória a sensação de sabor e odor da mesma, retida pelo cérebro em um contato anterior.

EXERCÍCIOS:

a) Selecione uma série de objetos que produzam odor ou que tenham cheiro característico. Tente, pelo olfato, distingui-los uns dos outros. Repita a operação até distinguir todos os objetos selecionados.

NOTA: Os exercícios propostos neste capítulo são apenas de reconhecimento de capacidade de memória. Todavia, se o aluno desejar, pode realizá-los repetidamente para aguçar estes vários campos da memória. Se optar por realizá-los repetidamente, faça um de cada vez, a cada dia e não mais que dez vezes cada um.

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CAPÍTULO DOIS

2) MNEMOTECNIA: É a arte de cultivar e aumentar a memória através de exercícios de memorização e mentalização. Na mnemotecnia, o essencial não é a retenção definitiva da informação, mas o acúmulo progressivo, que ao longo dos exercícios proporciona à memória maior capacidade de retenção e acúmulo de informações, com menor índice de perda e esquecimento.

Para a prática da mnemotecnia, existem diversos exercícios, que são agrupados da seguinte maneira.

A) Progressão: Consiste na memorização progressiva e cumulativa de informações, que devem ser memorizadas repetidamente, sempre ligadas à informação seguinte.

EXERCÍCIOS:

a) Exercício 1: Selecione num papel dez marcas de qualquer produto (carro, roupas, etc.). Leia todas em seqüência. Depois, sem olhar no papel, Diga a primeira marca. Diga a primeira marca e a segunda. Diga a primeira marca, a segunda e a terceira, e assim por diante, até memorizar as dez.

NOTA: Sempre que cometer um erro, ou mesmo, demorar em algum ponto do exercício, volte ao começo, até atingir a excelência.

b) Exercício 2: Selecione na bíblia um determinado número de livros (ou todos, se preferir) e proceda exatamente do mesmo modo como realizou o exercício 1, citando os livros que selecionou.

c) Exercício 3: Selecione na Bíblia um capítulo, preferencialmente que você não saiba nenhum trecho sequer de cor. Diga o primeiro versículo. Diga o primeiro e o segundo versículos etc, procedendo do mesmo modo que realizou os exercícios 1 e 2.

B) Mentalização: Consiste em criar arquivos mentais de informações, que devem ser aperfeiçoadas a cada seqüência de mentalização.

EXERCÍCIOS:

a) Exercício 1: Olhe para um cômodo de sua casa ou trabalho fixamente durante mais ou menos dez segundos (este é apenas um tempo aproximado; você pode estabelecer o tempo que desejar, conforme sua capacidade de retenção mental). Depois, feche os olhos e tente repetir a imagem fixada na mente o mais fielmente possível. Repita o procedimento por dez vezes, buscando em cada vez detalhar mais a imagem, até que ela atinja o máximo de aproximação possível com a imagem real.

b) Exercício 2: Relacione, numa folha de papel, trinta nomes (amigos, personagens bíblicos, membros da igreja ou qualquer outro grupo de nomes que desejar). Leia-os em voz alta. Depois feche os olhos e mentalize o nome de cada um. Cada vez que errar ou esquecer-se de algum, volte ao início do exercício, até mentalizar a lista completa.

c) Exercício 3: Selecione um capítulo da Bíblia (um que você considere difícil, preferencialmente que contenha genealogias ou grande relações de nomes). Leia-o em voz alta. Depois, feche os olhos e mentalize o texto completo. Cada vez que errar ou esquecer-se, volte ao início do exercício, até mentalizar o texto completo.

NOTA: Se desejar, você pode acrescentar um grau de dificuldade neste exercício, citando o nome do Livro, o capítulo e o versículo toda vez que fizer a citação de um versículo.

C) Reflexo: Consiste em aprimorar o reflexo mental através de exercícios de coordenação.

EXERCÍCIOS:

Exercício 1: Selecione de dez a vinte objetos (exemplo 1. copo; 2. garfo; 3. prato; 4. colher de pau, etc.). Coloque-os em seqüência em cima da mesa. Diga em voz alta a seqüência em que estão colocados. Depois, misture-os e tente repetir em voz alta, olhando para cada um deles, a seqüência anterior. Faça isto por dez vezes, misturando de novo e tentando repetir a seqüência anterior.

NOTA: Volte ao início do exercício toda vez que cometer um erro.

Exercício 2: Coloque um hino para tocar (se possível, um que você não saiba ainda de cor). Decore-o. Depois coloque outro hino para tocar, e enquanto ele está sendo executado, diga em voz alta a letra do primeiro. Agora decore o segundo hino. Faça o processo inverso. Repita a operação, se possível mais duas vezes com hinos diferentes dos primeiros.

NOTA: Volte ao início do exercício toda vez que cometer um erro.

Exercício 3: Selecione um capítulo da Bíblia que cite, pelo menos, dez personagens. Leia-o em voz alta. Depois, escreva-o numa folha de papel integralmente, porém trocando os personagens. Torne a ler, rápido, sem interrupção, tentando citar o nome correto dos personagens. Repita a leitura até conseguir, sem erros citar os personagens certos.

Exercício 4: Recorte dez quadradinhos de papel, um de cada cor. Escreva em cada um o nome de uma cor, que não seja a cor do papel (Exemplo: no quadradinho verde, escreva amarelo, no azul, escreva branco, etc.). Coloque-os em seqüência sobre uma mesa e leia em voz alta, e o mais rápido que puder, o nome de cada cor escrita no papel de cor diferente. Repita o processo sempre que errar, até que o consiga concluir sem erro. Uma vez concluído, inverta o processo, dizendo a cor do papel enquanto olha o que está escrito.

II) CONSELHOS ÚTEIS: A memória é uma função diretamente ligada ao funcionamento geral do corpo via cérebro, sendo, portanto uma função, mormente orgânica. Isto significa que cuidados essenciais com o corpo serão grandes aliados e contribuirão para uma maior produtividade no processo de memorização de qualquer informação.

Portanto, independentemente de métodos ou não, siga estes conselhos:

1) Alimentação: O corpo necessita de nutrientes básicos diários que o capacitarão a uma qualidade de vida satisfatória. Deve-se ter em mente que “comer bem” não significa “comer muito”, mas comer com qualidade. Uma dieta balanceada e a formação de hábitos regulares de alimentação certamente contribuirão para um melhor funcionamento do corpo. Se estiver ao seu alcance, procure um nutricionista, ou mesmo, leia publicações direcionadas a qualidade de vida e você terá informações valiosas a este respeito.

2) Exercícios: O corpo é uma máquina acumuladora e consumidora de combustível (calorias) necessário ao seu funcionamento. Assim como a boa alimentação acumulará este combustível, o trabalho corporal é necessário para consumi-lo, haja vista que, o acúmulo constante de calorias não consumidas, gera uma série de problemas de saúde que comprometerão o funcionamento geral do corpo. Portanto, evite uma vida sedentária, procure dar ocupação diária ao corpo, seja pelo trabalho, seja por exercícios físicos, seja pela prática de algum esporte.

Uma boa sugestão para atividade corporal diária é a caminhada ou o ciclismo (principalmente para aqueles que não podem ou não gostam de freqüentar uma academia de ginásticas).

3) Descanso: O corpo necessita, diariamente, que seja reservado um tempo razoável para dedicar-se ao descanso. O sono é fundamental para regular as funções do corpo. Muitos processos químicos e hormonais do corpo se dão exatamente enquanto o ser humano dorme. Está cientificamente provado que o cérebro funciona mal depois de uma noite mal dormida. O tempo de sono ideal é de oito horas, todavia, pode-se buscar o equilíbrio de um tempo menor de sono com um tempo maior com atividades mais moderadas.

4) Lazer: O lazer, ao contrário do que muitos pensam, é uma necessidade vital para o ser humano. Estudos mostram que pessoas que dedicam certo tempo ao lazer, vivem mais e melhor. Portanto, reserve um tempo para um passeio, uma conversa descompromissada com a família ou amigos, ou mesmo para jogos educativos. Certamente isto contribuirá para que seu cérebro trabalhe melhor.

5) Leitura: O hábito da leitura é o melhor aliado de um cérebro saudável e ativo. O próprio Deus parece nos avisar isto, ao guardar suas verdades em um livro, a Bíblia, para que o leiamos constantemente. Portanto, na medida do possível, procure ter o hábito diário da leitura, com um tempo reservado para o Compêndio Sagrado e outro para bons livros.

6) Stress: Vivemos num mundo que contribui sobremodo para sermos vítimas de stress. O Stress, resumidamente, pode ser definido como o colapso das funções do corpo. O desequilíbrio emocional, a instabilidade familiar e profissional, o sistema selvagem de sobrevivência que a sociedade moderna nos impõe, termina por provocar um estrangulamento de nossas atividades normais, forçando o cérebro a trabalhar mais do que a sua capacidade normal.

Portanto, procure não se desgastar mais do que o necessário em suas atividades diárias e, não se esqueça, o melhor remédio para o stress, ainda é descansar no Senhor Deus (cf. Mt 11.29; Mc 6.31).

7) Estudos: Estude sempre! Estudar não significa apenas estar matriculado em uma escola regular, mas buscar incessantemente novos conhecimentos.

Leia bons livros, participe de palestras, estudos, freqüente cultos de ensinamento bíblico, matricule-se na Escola Bíblica. Enfim, aprenda! Aprenda sempre. Faça de cada dia de sua vida uma aula preciosa!

8) Horários: Procure estabelecer horários regulares para suas atividades.

O caminho que o cérebro tem que percorrer rumo às informações será mais curto se estiver associado a tempos e métodos pré-estabelecidos.

Por exemplo: Se você formar o hábito de realizar suas refeições em horário regulares e pré-determinados, o cérebro não tem nenhuma dificuldade em coordenar os processos orgânicos associados a esta atividade. Se você reserva um tempo pré-determinado para a leitura, o seu cérebro se preparará automaticamente para reter melhor o que for lido. Do mesmo modo acontecerá com a prática da memorização.

9) Hábitos: Procure manter bons hábitos gerais de vida. A busca do equilíbrio no funcionamento do corpo é fundamental para que todo o corpo trabalhe bem. De nada adianta dormir bem e alimentar-se mal, ou comer bem e ter uma vida sedentária. O ideal é oferecer diariamente ao corpo uma porção equilibrada de cada item de suas necessidades básicas.

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CAPÍTULO TRÊS

I) A MEMORIZAÇÃO BÍBLICA: A memória é a faculdade mais importante no processo de obtenção de conhecimento, pois, sem a retenção da informação, a mesma jamais poderá ser processada.

A Palavra de Deus é a Grande Fonte de Conhecimento acerca de Deus (Êx 17.14; Dt 31.26; Is 34.16; Jo 5.39), por isso, é de suma importância que seus registros estejam bem guardados em nós (Jó 23.12; Sl 119.11) e a grande ferramenta que Deus nos deu para que isso possa ser feito é a memória!

1) O Testemunho da Bíblia: A Palavra de Deus mostra, em vários trechos, a importância que os personagens bíblicos davam ao dever de memorizar o que nela está registrado. Vejamos:

A) O Antigo Testamento: Nm 16.40; Sl 145.7; Pv 10.7; Lm 3.20,21;

B) O Novo Testamento: Lc 22.19; Rm 15.15; 1Co 11.24; 2Tm 1.5.

Portanto, não resta nenhuma dúvida que todo crente deve se ocupar em guardar na memória a preciosa Palavra de Deus!

II) CONSELHOS ÚTEIS PARA UMA BOA MEMORIZAÇÃO BÍBLICA: Toda e qualquer atividade que envolva a Palavra de Deus – a Bíblia – é, por excelência uma tarefa espiritual ou, pelo menos, norteada por um sentimento espiritual. Portanto, se quisermos investir na memorização bíblica, devemos ter em mente que devemos estar sintonizados espiritualmente com Deus e orientados pelo Espírito Santo para que tenhamos um resultado positivo e satisfatório nesta empreitada.

Assim sendo, enumeramos a seguir alguns conselhos gerais que serão muito úteis para um resultado geral positivo no processo de memorização bíblica. São eles:

1) Oração: Este é um fator fundamental em qualquer atividade do ser humano.

Martinho Lutero disse: “Tenho tantas coisas para fazer hoje que preciso estar pelo menos duas horas diante de Deus em oração”. Alguém afirmou: “A oração é a alavanca que move os braços de Deus”. Outro pensou: “quando não sabemos o que fazer, devemos orar pedindo a Deus Sabedoria; quando sabemos o que fazer devemos orar agradecendo a Deus a Sabedoria recebida”.

Portanto, antes de começar sua tarefa diária de memorização das Escrituras, dedique um tempo a Deus em oração.

2) Meditação: No que concerne à leitura da Bíblia, deve-se tomar o cuidado de não ocupar todo o tempo dedicado a exercícios de memorização, sob pena de perdermos o vínculo devocional com o Compêndio Sagrado. É fundamental que se separe as duas atividades!

Assim sendo, procure organizar seu tempo de maneira que haja espaço considerável e satisfatório para a leitura devocional da Palavra de Deus, pois é este tipo de leitura que fornece alimento para a alma!

3) Estudo: Por outro lado, não se pode descuidar do estudo sistemático da Palavra de Deus. Uma leitura devocional fornece alimento para a alma, mas um acurado estudo bíblico traz edificação e crescimento espiritual.

Portanto, no trato com a Palavra de Deus, deve-se ter o cuidado de não confundir a prática de memorização pura e simples com a adquirência de conhecimento.

4) Tempo: Procure organizar seu tempo de maneira que, na medida do possível, possa executar os exercícios de memorização sempre num mesmo horário e, se possível, diariamente. Isso criará um hábito que, certamente, facilitará e agilizará o processo de memorização.

5) Ambiente: Procure escolher um local adequado para a prática dos exercícios de memorização. O silêncio, a paz e a tranqüilidade, bem como o mínimo de interrupções, farão com que a memorização seja melhor, mais rápida e de melhor qualidade.

6) Versão Bíblica: Analise as versões bíblicas à sua disposição e ESCOLHA UMA ÚNICA VERSÃO PARA MEMORIZAR!

Exercitar a memorização com mais de uma versão bíblica será fatal para o processo de memorização.

Ao ler um texto e memorizar e depois praticar os exercícios com versões diferentes, criará conflito de frases e palavras, causando assim confusão e não esclarecimento.

7) Método de Memorização: Este Curso Básico de Memorização oferece, como opção, vários métodos de exercício da memória que devem ser analisados um a um e, se possível, experimentados. Após isto, deve-se escolher UM ÚNICO MÉTODO com o qual tenha se identificado melhor e utiliza-lo para o processo de memorização.

8) Tempo de Exercícios: Não force demais a sua mente no começo dos exercícios. Inicialmente, dedique quinze a vinte minutos diários, durante uma semana e, aos poucos, conforme notar que os exercícios são assimilados com maior facilidade, vá aumentando o tempo dedicado, todavia, não é recomendável aplicar mais de uma hora diária.

9) Volume de Exercícios: É recomendável que, no início, não se submeta a um volume grande de textos para serem memorizados, bem como se evitar combinações complexas de textos. Comece memorizando dois versículos subseqüentes. Passe então para mais dois versículos, até memorizar um capítulo inteiro (pequeno – preferencialmente um salmo). Depois disto, pode-se então praticar o método que foi escolhido neste Curso.

10) Persistência: A memorização é uma seqüência de exercícios que requer continuidade, esforço e formação de hábito. Qualquer arrefecimento na prática, ou mesmo adiamento, levará fatalmente ao fracasso do processo e à desistência. Portanto, é fundamental que se planeje o começo de maneira clara e elaborada para que, depois, não se venha a desistir.

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CAPÍTULO QUATRO

II) EXERCITANDO A MEMORIZAÇÃO: A partir desta seção iremos lidar com a parte prática da memorização. É importante que se leia as regras gerais e procure pô-las em prática para um melhor aproveitamento dos exercícios.

De início serão sugeridos exercícios elementares de memorização visando a formação do hábito.

Serão apresentados neste curso apenas exercícios sugestivos e direcionados a cada método oferecido.

Após a escolha do método, o próprio praticante pode montar seus exercícios seguindo os modelos sugeridos.

IMPORTANTE: Os exercícios propostos estão elaborados com a Tradução de João Ferreira de Almeida – Edição Contemporânea (Bíblia Thompson). Caso prefira alguma outra tradução, basta fazer a substituição em papel separado ou com a própria Bíblia que escolher.

1) Regra Geral:

A) Escolha um tema geral para os textos a serem memorizados. Por exemplo: Salvação (escolha textos referentes a este assunto).

B) Evite, pelo menos no início, memorizar muitos temas ao mesmo tempo, sob pena de causar confusão no método.

C) Procure ler os textos escolhidos em voz audível. Ler em silêncio reduz em muito a capacidade de memorização.

D) Leia o texto escolhido todo de uma vez, tendo certeza de que entendeu o que leu.

E) Após a leitura geral, comece a ler versículo por versículo, da seguinte forma:

a) Cite o livro, o capítulo e o versículo para cada vez que efetuar a leitura. Exemplo: JOÃO TRÊS DEZESSEIS: “PORQUE DEUS AMOU O MUNDO DE TAL MANEIRA, QUE DEU SEU FILHO UNIGÊNITO, PARA QUE TODO AQUELE QUE NELE CRÊ NÃO PEREÇA, MAS TENHA A VIDA ETERNA”. Ou então, se preferir, JOÃO, CAPÍTULO TRÊS, VERSÍCULO DEZESSEIS: “PORQUE DEUS AMOU…”. Mas atenção: Se escolher um método de recitação, é recomendável que continue praticando-o em todas as fases do Curso, para não causar confusão.

b) Faça a leitura de cada versículo pelo menos dez vezes, sempre da mesma maneira.

c) Quando passar para dois versículos que já tenham sido memorizados, recite-os juntos por cinco vezes. Repita o processo cada vez que avançar um versículo pertencente ao tema que for memorizado.

d) É recomendável que se passe a outro tema ou bloco de textos a serem memorizados somente depois que se tiver memorizado completamente o anterior.

e) Não tenha pressa para colher resultados. Forme o hábito. Pratique devagar. Repita o método quantas vezes for necessário, até que haja total domínio. Só aí o resultado maior será sentido.

 

IMPORTANTE: Em todos os exercícios propostos que forem utilizados pontos de ligação (temas, datas, eventos etc.), deve-se proceder da seguinte forma:

  1. Cite o ponto de ligação em voz audível toda vez que iniciar ou repetir a série do exercício executado. Exemplo: “A Descida do Espírito Santo”. Segue-se então o exercício;

  1. Após este procedimento, cite os versículos um por um, citando o Livro, Capítulo e Versículo para cada um.

EXERCÍCIOS PRELIMINARES:

1) Repita os versículos abaixo por dez vezes, até fixa-los na memória:

a) SALMO 24, VERSÍCULO 1: “Do Senhor é a terra e Sua Plenitude, o mundo e todos que nele habitam”.

b) SALMO 27, VERSÍCULO 4: “Uma coisa pedi ao Senhor, e a buscarei: que possa morar na Casa do Senhor, e aprender no Seu Templo”.

c) SALMO 138, VERSÍCULO 8: “O Senhor cumprirá o que me diz respeito; o Teu Amor, ó Senhor, dura para sempre! Não desampares as obras das Tuas mãos”.

2) Memorize o texto abaixo conforme o método que foi proposto:

a) SALMO 127, VERSÍCULO 1: “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam. Se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela“.

b) SALMO 127, VERSÍCULO 2: “Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois Ele dá aos seus amados o sono”.

c) SALMO 127, VERSÍCULO 3: “Os filhos são herança do Senhor, e o fruto do ventre o Seu galardão’.

d) SALMO 127, VERSÍCULO 4: “Como flechas na mão do valente, assim são os filhos da mocidade”.

e) SALMO 127, VERSÍCULO 5: “Bem-aventurado o homem que enche deles a sua aljava. Não serão envergonhados quando falarem com os seus inimigos à porta”.

NOTA: Se preferir, você pode substituir os textos selecionados para estes exercícios preliminares por outros que escolher. Todavia, se assim fizer, procure textos de fácil retenção. NÃO SE ESQUEÇA QUE SÃO APENAS EXERCÍCIOS PRELIMINARES!

ATENÇÃO: Realize estes dois exercícios até memorizar os textos neles propostos. Só passe para a próxima fase do curso depois que estes exercícios forem concluídos.

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CAPÍTULO CINCO

II) MEMORIZAÇÃO: É a ação de acumular informações, usando técnica específica ou não, fazendo-se valer dos predicados da memória. Pode-se memorizar informações de maneira espontânea e irregular, como também, utilizando técnicas específicas que visem maior rendimento da memória.

No caso de uso de técnica, o principal e mais usado meio para tal é a MNEMÔNICA, que consiste na arte de facilitar a ação da memória, utilizando-se de meios auxiliares para memorizar informações.

Embora o uso desta técnica não implique em aumento real da capacidade da memória, ela é indicada na memorização de informações de difícil retenção. Seus principais meios de ação são:

1) A Repetição: A repetição exaustiva (ou “decoreba”) é um método útil para a retenção temporária de informações, principalmente as textuais, que tenham difícil compreensão. É considerada uma “memória de emergência”, muito utilizada em provas e testes difíceis.

Embora tenha bom resultado para curtíssimo prazo, logo se perde seu conteúdo, pois através dela o cérebro acumula informação, mas não adquire conhecimento e compreensão da informação acumulada.

A repetição é, via de regra, um excelente meio auxiliar de memorização, pois, repetindo-se sistematicamente a técnica ou o método que o aluno escolher, logicamente, os resultados serão melhores; todavia, repetindo-se textos aleatoriamente, sem um método específico ou sem um critério adequado, logo os resultados do “decoreba” serão perdidos.

EXERCÍCIOS

Sugerimos que os exercícios de repetição sejam realizados nos exercícios dos tópicos apresentados neste curso, ou seja, cada exercício proposto seja “repetido” diversas vezes, de acordo com o que o curso sugerir ou de acordo com o desejo do estudante.

2) A Associação: Pode-se obter um bom resultado no acúmulo de informações associando-as de maneira clara para o cérebro a outras informações relacionadas.

Este método mnemônico é bem mais produtivo para o cérebro, já que contribui bem mais para o acúmulo de conhecimento e compreensão aliado à informação memorizada.

As formas de associação mais usuais são:

A) Associação Temporal: Associa a informação a ser memorizada a datas, tempos, anos, etc. Exemplo: Pode-se atingir um bom resultado de memorização associando-se textos bíblicos com a cronologia conhecida, com fatos históricos paralelos etc.

EXERCÍCIOS:

a) De posse de um livro de História (geral ou do Brasil, ou até mesmo História Bíblica, se dispuser de um -como queira), relacione o máximo de eventos possíveis associados às datas em que ocorreram (exemplo: “7 de Setembro de 1822 – Independência do Brasil”). Se for possível, faça uma lista destes tópicos. Depois, leia-os em voz audível até estar seguro de que os memorizou. Em seguida, cite-os em ordem inversa sem olhar para a lista.

Repita a operação até ter citado toda a lista inversa sem erros. Se desejar intensificar o grau de dificuldade do exercício, proponha-se repetir a lista em ordem aleatória até ter citado toda a lista sem erros.

Este exercício pode também ser realizado com versículos bíblicos associados a referências temporais.

Exemplo: Faça uma lista de eventos históricos associados a uma projeção temporal específica, tal como “tempo dos juízes”, “tempos do Reino dividido”, “tempos de determinados reis” etc. Relacione a eles os versículos que desejar memorizar. Em seguida proceda como no exercício proposto acima até obter o resultado esperado.

SUGESTÃO PARA EXERCÍCIOS BÍBLICOS DE ASSOCIAÇÃO TEMPORAL:

1) Tempo dos Patriarcas:

a) Abraão e suas Características:

> Obediente: GÊNESIS, CAPÍTULO 12, VERSÍCULO 4 – “Partiu, pois, Abraão, como o Senhor lhe tinha dito, e foi Ló com ele. Tinha Abraão setenta e cinco anos quando saiu de Harã”.

> Generoso: GÊNESIS, CAPÍTULO 13, VERSÍCULO 9 – “Não está toda terra diante de ti? Rogo-te que te apartes de mim. Se escolheres a esquerda, irei para a direita; se a direita escolheres, irei para a esquerda”.

> Corajoso: GÊNESIS, CAPÍTULO 14, VERSÍCULO 14 – “Quando Abrão viu que seu parente estava preso, chamou trezentos e dezoito homens treinados, nascidos em sua casa, e perseguiu os reis até Dã”.

>Benevolente: GÊNESIS, CAPÍTULO 14, VERSÍCULO 20 – “E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos! Então Abrão deu-lhe o dízimo de tudo”.

>Incorruptível: GÊNESIS, CAPÍTULO 14, VERSÍCULO 23 – “Jurando que não tomarei coisa alguma de tudo o que é teu, nem um fio, nem uma correia de sapato, para que não digas: eu enriqueci a Abrão”.

>Vida de Fé: HEBREUS, CAPÍTULO 11, VERSÍCULO 17 – “Pela fé Abraão, ao ser provado, ofereceu a Isaque. Aquele que havia recebido as promessas ofereceu o seu unigênito”.

*Use este exemplo para construir quantos exercícios desejar.

B) Associação Eventual: Associa a informação a eventos e acontecimentos.

Exemplo: “A descida do Espírito Santo” (o texto integral e suas referências podem ser lembrados imediatamente).

EXERCÍCIOS:

a) Utilize o exemplo acima para este exercício procedendo da seguinte forma: Relacione, pelo menos cinco versículos que deseje memorizar associados a este evento. A seguir, cite-os em voz audível, em ordem, até estar seguro de que os memorizou. Depois, tente citá-los em ordem inversa ou aleatória – como preferir – até que consiga citá-los sem cometer um erro sequer.

SUGESTÃO PARA EXERCÍCIOS BÍBLICOS DE ASSOCIAÇÃO EVENTUAL:

1) A Promessa do Derramamento do Espírito Santo:

>Sobre toda a carne: JOEL, CAPÍTULO 2, VERSÍCULO 28 – “E depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões”.

>Manifesta-se com fogo: MATEUS, CAPÍTULO 3, VERSÍCULO 11 – “Eu vos batizo com água, para arrependimento. Mas após mim vem aquele que é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo”.

>Deve ser pedido em oração: LUCAS, CAPÍTULO 11, VERSÍCULO 13 – “Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai Celestial o Espírito Santo àqueles que pedirem?”.

 

>É Promessa da Deus: LUCAS, CAPÍTULO 24, VERSÍCULO 49 – “Envio sobre vós a Promessa de meu Pai; mas ficai na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder”.

>Manifesta-se com Poder: ATOS, CAPÍTULO 1, VERSÍCULO 8 – “Mas recebereis Poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra”.

>Só os salvos podem receber: ATOS, CAPÍTULO 2, VERSÍCULO 38 – “Disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados. E recebereis o Dom do Espírito Santo”.

*Use este exemplo para construir quantos exercícios desejar.

C) Associação Textual: A informação é associada a textos. Neste caso, a ordem de memorização se inverte: Se nos outros casos os tópicos fazem lembrar o texto, neste o texto faz lembrar diversos tópicos relacionados a ele.

EXERCÍCIOS:

a) Escolha um capítulo da Bíblia e separe diversos tópicos nele citados (exemplo: Salmo 1: ímpios – pecadores – escarnecedores). Depois, procure associar versículos a estes tópicos, memorizando-os em ordem aleatória (uma ordem muito rígida pode fazer com que a memorização fique prejudicada, dependendo um versículo ser citado para que outro seja lembrado). Por isso, é melhor usar a ordem aleatória). Em seguida cite o Salmo – previamente memorizado – e, ao passar pelos pontos do texto que tratem dos tópicos, tente trazer à mente os versículos memorizados.

Importante: Evite memorizar muitos versículos por cada tópico – pelo menos inicialmente. Memorize de dois a quatro versículos e, à medida que exercita a memória, vá aumentando o desafio.

SUGESTÃO PARA EXERCÍCIOS BÍBLICOS DE ASSOCIAÇÃO TEXTUAL:

1) Memorize o texto abaixo associando-o com os tópicos relacionados:

A) JOÃO, CAPÍTULO 3, VERSÍCULO 3: “Em verdade, em verdade te digo que quem não nascer de novo, não pode ver o Reino de Deus”.

a) Verdade – JOÃO, CAPÍTULO 8, VERSÍCULO 32: “Então conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará”.

b) Novo Nascimento: JOÃO, CAPÍTULO 1, VERSÍCULO 13: “Filhos nascidos não do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus”.

c) Reino de Deus: JOÃO, CAPÍTULO 18, VERSÍCULO 36: “Respondeu Jesus: O meu Reino não é deste mundo. Se fosse, os meus súditos combateriam para que eu não fosse entregue aos judeus. Mas agora o meu Reino não é daqui.”

*Use este exemplo para construir quantas combinações desejar.

D) Associação Temática: As informações são organizadas por temas e subtemas (excelente para pregadores). Exemplo: AMOR – Amor de Deus – Amor de Deus pelo mundo – Amor de Deus pela Igreja, etc.

Este tipo de associação oferece incontáveis possibilidades de proposta de exercícios, de acordo com o nível do estudante.

Sugerimos, como exercício o seguinte:

a) Escolha um tema tronco (“A Salvação”, por exemplo). Selecione o texto-chave e memorize. Depois, monte os subtemas, conforme seu grau de conhecimento do assunto, separando os versículos atrelados a eles, memorizando cada um. Realizada toda a operação, tente citar todos os versículos memorizados, começando do tema, até o último subtema, fechando todo o esboço montado.

Obs: Para este exercício pode-se utilizar esboços de sermões, estudos bíblicos e introduções de livros da Bíblia também.

SUGESTÃO PARA EXERCÍCIOS BÍBLICOS DE ASSOCIAÇÃO TEMÁTICA:

1) Memorize os textos relacionados ao esboço abaixo:

A) Jesus Cristo – Caminho, Verdade e Vida: JOÃO, CAPÍTULO 14, VERSÍCULO 6: “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim”.

a) Jesus é o caminho:

HEBREUS, CAPÍTULO 10, VERSÍCULO 20: “Pelo Novo e Vivo Caminho que Ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela Sua Carne”.

MATEUS, CAPÍTULO 7, VERSÍCULO 13: “Entrai pela porta estreita. Pois larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela”.

MATEUS, CAPÍTULO 7, VERSÍCULO 14: “Mas estreita é a porta, e apertado o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que a encontram”.

b) Jesus é a Verdade:

JOÃO, CAPÍTULO 1, VERSÍCULO 14: “O Verbo se fez carne, e habitou entre nós. Vimos a Sua Glória, a Glória como do Unigênito do Pai, cheio de Graça e de Verdade”.

JOÃO, CAPÍTULO 18, VERSÍCULO 37: “Perguntou Pilatos: Então, tu és rei? Respondeu Jesus: Tu dizes que sou rei. Eu para isso nasci e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da Verdade. Todo aquele que é da Verdade ouve a minha Voz”.

c) Jesus é a Vida:

JOÃO, CAPÍTULO 1, VERSÍCULO 4: “Nele estava a Vida, e a Vida era a Luz dos homens”.

JOÃO, CAPÍTULO 11, VERSÍCULO 25: “Disse Jesus: Eu Sou a Ressurreição e a Vida. Quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá”.

PRIMEIRA DE JOÃO, CAPÍTULO 5, VERSÍCULO 12: “Quem tem o Filho tem a Vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a Vida”.

*Use este exemplo para construir quantas combinações temáticas desejar.

Se, porventura, você escolher utilizar este método de memorização definitivamente, pode, à medida que se habitua a ele, construir combinações temáticas maiores e mais complexas, que lhe darão maiores possibilidades de memorização.

E) Associação Nominal: Associam-se as informações a nomes de pessoas, lugares, animais, etc. Exemplo: Jesus (desencadeia-se a lembrança de inúmeros textos sobre o nome mais maravilhoso que conhecemos).

EXERCÍCIOS:

a) Escolha um determinado personagem bíblico (Jesus é uma ótima sugestão…). Em seguida, liste de cinco a dez versículos, em seqüência ou não, que citem diretamente o Nome de Jesus. Então, proceda a memorização de cada um, até memorizar todos.

Importante: Para fixar bem os textos ao Nome memorizado, cite o Nome antes de cada versículo, toda vez que ele for memorizado.

SUGESTÃO PARA EXERCÍCIOS BÍBLICOS DE ASSOCIAÇÃO NOMINAL:

1) Memorize os textos associados ao personagem abaixo, conforme proposto acima:

A) Davi:

a) DAVI – FORMOSO – PRIMEIRO DE SAMUEL, CAPÍTULO 16, VERSÍCULO 12: “Então mandou buscá-lo e o fez entrar. Ele era ruivo, de belos olhos e de boa aparência. Disse o Senhor: Levanta-te e unge-o; é este mesmo”.

b) DAVI – ESCOLHIDO POR DEUS – PRIMEIRO DE SAMUEL, CAPÍTULO 16, VERSÍCULO 13: “Assim tomou Samuel o vaso de azeite, e ungiu-o no meio de seus irmãos, e daquele dia em diante o Espírito do Senhor se apoderou de Davi. Então Samuel se levantou, e foi para Ramá”.

c) DAVI – VALENTE – PRIMEIRO DE SAMUEL, CAPÍTULO 17, VERSÍCULO 34: “Porém disse Davi a Saul: Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai. Sempre que vinha um leão, ou um urso, e tomava um cordeiro do rebanho,”

DAVI – VALENTE – PRIMEIRO DE SAMUEL, CAPÍTULO 17, VERSÍCULO 35: “Eu saía após ele, e o matava, arrancava o cordeiro da sua boca. Levantando-se ele contra mim, segurava-o pela barba, e o feria e matava”.

DAVI – VALENTE – PRIMEIRO DE SAMUEL, CAPÍTULO 17, VERSÍCULO 36: “O teu servo matava, assim o leão como o urso; este incircunciso filisteu será como um deles, porque afrontou os exércitos do Deus Vivo”.

d) DAVI – HERÓI – PRIMEIRO DE SAMUEL, CAPÍTULO 17, VERSÍCULO 40: “Então tomou seu cajado na mão, escolheu cinco pedras lisas do ribeiro, pô-las no alforje de pastor que trazia e, lançando mão da sua funda, aproximou-se do filisteu”.

e) DAVI – GRANDE SOLDADO – SEGUNDO DE SAMUEL, CAPÍTULO 5, VERSÍCULO 10: “Davi ia-se engrandecendo cada vez mais, porque o Senhor Deus dos exércitos era com ele”.

*Use este exemplo para construir quantas combinações nominais desejar.

Se, porventura, você escolher utilizar este método de memorização definitivamente, pode, à medida que se habitua a ele, construir combinações nominais maiores e mais complexas, que lhe darão maiores possibilidades de memorização.

F) Associação Alfanumérica: Organiza-se as informações utilizando letras e números.

Exemplo 1: número 1: Deus é um; Somos um só corpo; um só batismo (os textos serão imediatamente lembrados), etc.

Exemplo 2: letra A: Amor de Deus; Alegria no Espírito Santo; Avivamento (do mesmo modo, os textos saltarão da memória à simples alusão da letra a eles associada).

EXERCÍCIOS:

a) Utilize os exemplos acima para realizar este exercício, da seguinte forma: Selecione de cinco a dez versículos, em seqüência ou não, memorizando-os um a um, até obter o resultado desejado.

SUGESTÃO PARA EXERCÍCIOS BÍBLICOS DE ASSOCIAÇÃO ALFANUMÉRICA:

1) Memorize os versículos abaixo, associando-os ao número que os associa:

A) Número 7:

a) 7 “NÃO TEMAS” – GÊNESIS, CAPÍTULO 26, VERSÍCULO 24: “Apareceu-lhe o Senhor naquela mesma noite, e disse: Eu Sou o Deus de Abraão, teu pai. Não temas, pois Eu Sou contigo; abençoar-te-ei e multiplicarei a tua descendência por amor de Abraão, meu servo”.

b) 7 “NÃO TEMAS” – PRIMEIRO DOS REIS, CAPÍTULO 17, VERSÍCULO 13: “Elias lhe disse: Não temas. Vai, faze como disseste. Porém faze disso primeiro para mim um bolo pequeno e traze-mo aqui fora, depois o farás para ti e para teu filho”.

c) 7 “NÃO TEMAS” – SEGUNDO DOS REIS, CAPÍTULO 6, VERSÍCULO 16: “Ele respondeu: Não temas. Mais são os que estão conosco do que os que estão com eles”.

d) 7 “NÃO TEMAS” – ISAÍAS, CAPÍTULO 41, VERSÍCULO 10: “Não temas, pois Eu Sou contigo; não te assombres, pois Eu Sou teu Deus. Eu te fortalecerei, e te ajudarei; eu te sustentarei com a destra da minha Justiça”.

e) 7 “NÃO TEMAS” – ISAÍAS, CAPÍTULO 43, VERSÍCULO 1: “Mas agora, assim diz o Senhor que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome; tu és meu”.

f) 7 “NÃO TEMAS” – MATEUS, CAPÍTULO 10, VERSÍCULO 31: “Não temais, pois; mais valeis vós do que muitos pardais”.

g) 7 “NÃO TEMAS” – APOCALIPSE, CAPÍTULO 1, VERSÍCULO 17: “Quando o vi, caí a seus pés como morto. Porém Ele pôs sobre mim a Sua Mão Direita, dizendo: Não temas. Eu Sou o Primeiro e o Último”.

2) Memorize os versículos abaixo, associando-os à letra que os associa:

A) Letra M com JESUS:

a) LETRA M COM JESUS – MARAVILHOSO – ISAÍAS, CAPÍTULO 9, VERSÍCULO 6: “Porque um Menino nos nasceu, um Filho se nos deu; o Principado está sobre os Seus ombros, e o Seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz”.

LETRA M COM JESUS – MARAVILHOSO – MATEUS, CAPÍTULO 21, VERSÍCULO 42: “Disse-lhes Jesus: Nunca lestes nas Escrituras: A Pedra que os edificadores rejeitaram, essa se tornou a Pedra angular; o Senhor fez isto, e é Maravilhoso aos nossos olhos?”

b) LETRA M COM JESUS – MESTRE – JOÃO, CAPÍTULO 3, VERSÍCULO 2: “Este foi ter de noite com Jesus, e disse: Rabi, sabemos que és Mestre, vindo de Deus. Pois ninguém poderia fazer estes sinais miraculosos, se Deus não fosse com ele”.

LETRA M COM JESUS – MESTRE – JOÃO, CAPÍTULO 11, VERSÍCULO 28: “Depois que ela disse isso, voltou e chamou Maria, sua irmã, em particular, dizendo: O Mestre está aqui e te chama”.

c) LETRA M COM JESUS – MESSIAS – JOÃO, CAPÍTULO 1, VERSÍCULO 41: “A primeira coisa que André fez foi achar a seu irmão Simão, e dizer-lhe: Achamos o Messias (que quer dizer Cristo)”.

*Utilize este modelo para construir outras combinações conforme seu gosto e necessidade.

Você pode variar bastante este exercício, de acordo com a sua capacidade de memorização. Por exemplo, pode escolher um personagem ou tema e associar textos com várias seqüências de letras.

G) Associação Imaginativa: A informação é associada a imagens mentais ou físicas que, quando lembradas, a trarão à memória.

EXERCÍCIOS:

a) Crie uma imagem mental de um determinado tema da Bíblia (o calvário pode ser uma boa sugestão). Depois escolha de cinco a dez versículos relacionados a esta imagem mental que foi criada e, então, comece a memorizá-los um a um, sempre associando à aludida imagem. Faça isto até obter o resultado desejado.

SUGESTÃO PARA EXERCÍCIOS BÍBLICOS DE ASSOCIAÇÃO IMAGINATIVA:

1) Crie uma imagem mental com base no versículo proposto e associe outros versículos a ela, conforme modelo abaixo:

A) O Cenáculo – ATOS, CAPÍTULO 1, VERSÍCULO 13: “Tendo chegado, subiram ao CENÁCULO, onde permaneciam. Os presentes eram Pedro e Tiago, João e André, Filipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus; Tiago, filho de Alfeu, Simão, o zelote, e Judas filho de Tiago”.

a) O CENÁCULOATOS, CAPÍTULO 1, VERSÍCULO 14: “Todos estes perseveravam unanimemente em oração e súplicas, com as mulheres e Maria, mãe de Jesus, e com seus irmãos”.

b) O CENÁCULOATOS, CAPÍTULO 2, VERSÍCULO 1: “Cumprindo-se o Dia de Pentecoste, estavam todos reunidos no mesmo lugar”.

c) O CENÁCULOATOS, CAPÍTULO 2, VERSÍCULO 2: “De repente veio do Céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados”.

d) O CENÁCULOATOS, CAPÍTULO 2, VERSÍCULO 3: “E viram línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.”

e) O CENÁCULOATOS, CAPÍTULO 2, VERSÍCULO 4: “Todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem”.

f) O CENÁCULOATOS, CAPÍTULO 2, VERSÍCULO 6: “Correndo aquela voz, ajuntou-se uma multidão e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua”.

*Utilize este modelo para construir outras combinações conforme seu gosto e necessidade.

Se desejar, você pode ampliar o exercício, memorizando todo o texto referente a esta história, ou mesmo outros versículos referentes.

Você pode variar bastante este exercício, de acordo com a sua capacidade de memorização. Por exemplo, pode escolher uma imagem ou cena bíblica e associar textos com vários desdobramentos em outras imagens e cenas (Exemplo: A cena do julgamento de Cristo pode conduzir à cena da crucificação, que podeconduzir à cena do sepultamento etc).

H) Associação cromática: Organizam-se as informações por cores. Exemplo: O vermelho pode trazer à memória uma série de textos relacionados ao Sangue de Jesus, etc.

EXERCÍCIOS:

1) De posse de uma Bíblia que você possa marcar, selecione versículos que tenham seu tema central associados à uma determinada cor. Pinte-os, sublinhe-os ou marque-os em volta com a cor que os representa e, então, comece a memoriza-los.

Como sugestão, fornecemos esta tabela com algumas cores e suas representações:

a) Branco: Paz, Santidade, Justiça etc.

b) Vermelho: Sangue de Jesus, Libertação, Batalha Espiritual etc.

c) Azul: Céu, Salvação, Vida Eterna etc.

d) Amarelo Ouro: Realeza, Reino de Deus etc.

e) Laranja: Fogo, Pentecostes, Poder de Deus etc.

f) Verde: Esperança, Fé, Confiança, Fidelidade etc.

g) Preto: Pecado, iniqüidade, Inferno, morte Espiritual etc.

SUGESTÃO DE EXERCÍCIOS DE ASSOCIAÇÃO CROMÁTICA:

1) Pinte, sublinhe ou circunde de vermelho os versículos abaixo associados ao Sangue de Jesus e memorize-os conforme o método proposto:

IMPORTANTE: É fundamental que você pratique este método de memorização na Bíblia que marcou, fixando bem o fato de que o texto está pintado, sublinhado ou circundado com a cor referente à seqüência que você está memorizando.

ATENÇÃO: É recomendável que não se utilize a mesma cor para associar assuntos diferentes (por exemplo: não use o vermelho para SANGUE DE JESUS e para GUERRA ao mesmo tempo). Neste caso, é melhor que use cores aproximadas (por exemplo: Vinho para SANGUE DE JESUS e vermelho para GUERRA etc.).

a) VERMELHO – SANGUE DE JESUS – MATEUS, CAPÍTULO 26, VERSÍCULO 28: “Isto é o meu Sangue, o Sangue da nova Aliança, que é derramado por muitos, para remissão de pecados”.

b) VERMELHO – SANGUE DE JESUS – ATOS, CAPÍTULO 20, VERSÍCULO 28: “Olhai por vós, e por todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, a qual Ele comprou com o Seu próprio Sangue”.

c) VERMELHO – SANGUE DE JESUS – ROMANOS, CAPÍTULO 5, VERSÍCULO 9: “Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo Seu Sangue, seremos por Ele salvos da ira”.

d) VERMELHO – SANGUE DE JESUS – HEBREUS, CAPÍTULO 9, VERSÍCULO 14: “Quanto mais o Sangue de Cristo, que pelo Espírito Eterno se ofereceu a Si mesmo imaculado a Deus, purificará a nossa consciência das obras mortas, para servirmos ao Deus Vivo?”.

e) VERMELHO – SANGUE DE JESUS – PRIMEIRA DE PEDRO, CAPÍTULO 1, VERSÍCULO 18: “Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver, a qual por tradição recebestes dos vossos pais”.

f) VERMELHO – SANGUE DE JESUS – PRIMEIRA DE PEDRO, CAPÍTULO 1, VERSÍCULO 19: “Mas com o precioso Sangue de Cristo, como de um Cordeiro sem defeito e sem mancha”.

g) VERMELHO – SANGUE DE JESUS – PRIMEIRA DE JOÃO, CAPÍTULO 1, VERSÍCULO 7: “Mas se andarmos na Luz, como Ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o Sangue de Jesus Cristo, Seu Filho, nos purifica de todo pecado”.

*NOTA: A tabela de cores sugerida acima pode ser ampliada ou mudada ao gosto do praticante.

I) Associação sonora: Associa-se a informação a sons que a façam lembrar. Exemplo: Sons de choro de criança podem trazer à memória textos sobre o nascimento e infância de Jesus, etc.

Este método tem uma certa eficiência quando associa música (principalmente orquestrada) ao texto a se memorizado; todavia, por julgarmos de pouco proveito na memorização bíblica, não sugerirmos exercícios metódicos, mas apenas de reconhecimento:

Escolha uma música (preferivelmente orquestrada) que lhe apraza ouvir e ponha-a em execução. Escolha cinco versículos de sua preferência e memorize-os ouvindo a aludida música. Depois, ponha novamente a música para tocar e, enquanto a ouve, tente lembrar-se dos textos memorizados.

J) Associação sensitiva: Associa-se as informações a sentidos do corpo.

Exemplo: O sabor do sal traz à memória textos relacionados a sal (Lv 2.13; Nm 18.19; Jz 9. 45; Mt 5.13, etc.)

Se desejar praticar a série acima como exercício de reconhecimento, fique à vontade; porém não recomendamos como método a ser escolhido para memorização bíblica.

3) A Relação: Consiste em relacionar textos que tenham pontos comuns para que juntas possam ser mais bem memorizadas.

No que diz respeito à intensidade e volume dos exercícios, a Relação pode ser utilizada de três maneiras:

A) Relação simples: Ocorre quando uma única informação é relacionada à outra única informação de cada vez. É um método muito produtivo para pessoas que estão iniciando a prática da memorização. Exemplo: Pode-se memorizar dois versículos que estejam em seqüência imediata ou não, desde que sejam correlatos (Jo 3.15 com 16; Lc 24.49 com At 1.4, etc.).

B) Relação composta: Ocorre quando uma ou mais informações são relacionadas a uma ou mais informações de cada vez. É mais complexo e trabalhoso, já que requer mais estudo, atenção e organização das informações. Exemplo: Pode-se memorizar certo número de versículos que estejam relacionados com um versículo-chave (Jo 3.16 com Rm 5.8, 1Jo 4.9, Jo 3.17, etc.).

C) Relação múltipla: Ocorre quando diversas informações relacionam-se com outras diversas informações. É um método avançado que só deve ser utilizado por pessoas que tenham tempo e dedicação para investir nele, pois se não for utilizado com cuidado e atenção, pode render resultado inverso. Exemplo: João 3.16 fala do Amor de Deus, Fala de Jesus Cristo, fala de fé, fala de morte eterna, fala de vida eterna. Pode-se memorizar vários versículos relacionados a estas raízes temáticas de uma só vez, formando um só bloco temático relacionado ao versículo-chave.

No que diz respeito à prática deste método, as relações mais práticas de serem usadas para memorização são as seguintes:

  1. Relação referencial: Relaciona um ou mais textos ligados por anúncio e cumprimento. Por exemplo: Um texto profético é memorizado juntamente com um texto que narre o seu cumprimento; um texto tipológico é memorizado juntamente com o texto que cite o antítipo;

EXERCÍCIOS:

> Relação referencial:

1) Memorize a Profecia com o seu cumprimento:

A) JESUS, A SEMENTE DA MULHER:

a) GÊNESIS, CAPÍTULO 3, VERSÍCULO 15: “E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua descendência e o Seu Descendente; este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar”.

b) GÁLATAS, CAPÍTULO 4, VERSÍCULO 4: “Mas, vindo a Plenitude dos tempos, Deus enviou o Seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a Lei”.

B) O DERRAMAMENTO DO ESPÍRITO SANTO;

a) JOEL, CAPÍTULO 2, VERSÍCULO 28: “E depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões”.

b) JOEL, CAPÍTULO 2, VERSÍCULO 29: “Até sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito”.

c) ATOS, CAPÍTULO 2, VERSÍCULO 4: “Todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem”.

d) ATOS, CAPÍTULO 2, VERSÍCULO 16: “Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel”.

e) ATOS, CAPÍTULO 2, VERSÍCULO 17: “Nos últimos dias, diz Deus, do Meu Espírito derramarei sobre toda a carne. Os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos jovens terão visões, e os vossos velhos sonharão sonhos”.

f) ATOS, CAPÍTULO 2, VERSÍCULO 18: “E também do Meu Espírito derramarei sobre os Meus servos e as minhas servas naqueles dias, e profetizarão”.

2) Memorize o tipo com o seu antítipo:

A) A SERPENTE DE METAL E JESUS:

a) NÚMEROS, CAPÍTULO 21, VERSÍCULO 8: “Disse o Senhor a Moisés: Faze uma serpente, e põe-na sobre uma haste. Todo aquele que for mordido, e olhar para ela, viverá”.

b) NÚMEROS, CAPÍTULO 21, VERSÍCULO 9: “Moisés fez uma serpente de bronze, e a pôs sobre uma haste. Então quando alguém era mordido por alguma serpente, se olhava para a serpente de bronze, vivia”.

c) JOÃO, CAPÍTULO 3, VERSÍCULO 14: “Assim como Moisés levantou a serpente no deserto, da mesma forma importa que o Filho do homem seja levantado”.

d) JOÃO, CAPÍTULO 3, VERSÍCULO 15: “Para que todo aquele que nele crê tenha a vida eterna”.

*Utilize estes exemplos para construir quantas combinações desejar.

  1. Relação memorial: Relaciona um texto de lembrança geral, ou seja, que a grande maioria dos leitores bíblicos já conheça (por exemplo, João 3.16; Salmo 23.1; João 14.1 etc) a outros textos que falem do mesmo assunto.

EXERCÍCIOS:

1) Memorize os textos propostos, relacionados ao texto abaixo:

A) Texto Memorial: Salmo 91.1: “Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à Sombra do Onipotente descansará”.

a) ÊXODO, CAPÍTULO 33, VERSÍCULO 22: “Quando a minha Glória passar, Eu te porei numa fenda da penha, e te cobrirei com a minha mão, até que Eu haja passado”.

b) SALMO 57, VERSÍCULO 1: “Tem misericórdia de mim, ó Deus, tem misericórdia de mim, pois a minha alma em Ti se refugia. À sombra das Tuas asas me abrigo, até que passem as calamidades”.

c) ISAIAS, CAPÍTULO 25, VERSÍCULO 4: “Foste a Fortaleza do pobre, e a Fortaleza do necessitado na sua angústia; Refúgio contra a tempestade, e Sombra contra o calor. Porque o sopro dos opressores é como a tempestade contra o muro”.

d) ISAIAS, CAPÍTULO 51, VERSÍCULO 16: “Eu pus as minhas palavras na tua boca, e te cobri com a sombra da minha mão – Eu que plantei os céus no seu lugar, e fundei a terra, e que digo a Sião: Tu és o meu povo”.

e) MATEUS, CAPÍTULO 23, VERSÍCULO 37: “Jerusalém, Jerusalém! que matas os profetas e apedrejas os que te são enviados! Quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo das asas, e tu não quiseste!”

*Utilize este exercício como modelo para outros exercícios de relação memorial que você mesmo pode construir.

  1. Relação livre: Relaciona textos de forma aleatória, tomando como base de relacionamento pontos comuns aos textos. Exemplo: Versículos que tenham a mesma referência, tais como João 3.16; Atos 3.16; 1Co 3.16; versículos que estejam em livros com nomes semelhantes, tais como, João 2.1; 1 João 2.1; versículos que estejam na mesma linha literária, tais como textos escolhido somente no Antigo Testamento, somente nos Evangelhos ou somente nas Epístolas etc.

EXERCÍCIOS:

1) Memorize os textos abaixo, obedecendo ao critério de relação proposto:

A) Os 4.13 do Novo Testamento:

a) JOÃO, CAPÍTULO 4, VERSÍCULO 13: “Respondeu Jesus: Todo aquele que beber desta água tornará a ter sede”.

b) ROMANOS, CAPÍTULO 4, VERSÍCULO 13: “A Promessa de que havia de ser herdeiro do mundo não foi feita pela lei a Abraão, ou à sua posteridade, mas pela justiça da fé”.

c) EFÉSIOS, CAPÍTULO 4, VERSÍCULO 13: “Até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da Plenitude de Cristo”.

d) FILIPENSES, CAPÍTULO 4, VERSÍCULO 13: “Posso todas as coisas naquele que me fortalece”.

e) PRIMEIRA DE JOÃO, CAPÍTULO 4, VERSÍCULO 13: “Nisto conhecemos que estamos nele, e Ele em nós: por Ele nos ter dado do seu Espírito”.

*Esta seqüência é apenas sugestiva. Você pode construir seqüências maiores e mais complexas, se assim desejar e se entender que pode memorizar.

4) A Substituição: Consiste em substituir a informação por códigos sistemáticos previamente memorizados.

Este método é muito utilizado, principalmente na memorização de senhas, números, telefones, documentos e outras informações que requeiram sigilo.

Não é recomendada para memorização bíblica, mas pode lhe ser muito útil em sua vida diária.

Exemplo: código numérico – Escolhe-se uma palavra que tenha dez letras diferentes (repúblicas, por exemplo) e atribui a cada letra um valor numérico: R-1, E-2, P-3, U-4, B-5, L-6, I-7, C-8, A-9, S-0 e assim por diante. Depois, é só compor a informação a ser memorizada (por exemplo, o CPF 858.168.337-15 será memorizado como CBC.RLC.PPI-RB).

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PALAVRAS FINAIS:

Chegamos ao final deste CURSO PRÁTICO DE MEMORIZAÇÃO DAS ESCRITURAS SAGRADAS, que tenho de compartilhar com você.

Neste momento, é bem provável que você já tenha se decidido sobre qual método utilizará para seus exercícios de memorização.

Pode ser também que você ainda esteja examinando o curso, ou mesmo se acostumando a ele.

O importante é que você não desista, mesmo que, após examinar este Curso, resolva utilizar outro método.

Lembre-se sempre que o importante é você guardar na memória o maior volume possível da Palavra de Deus.

Escondi a tua palavra no meu coração, para não pecar contra ti”.

Salmo 119.11

QUE DEUS ABENÇÕE A TODOS. AMÉM!

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O AUTOR:

Pastor Aureliano Guimarães Júnior, Ministro do Evangelho, é casado com a Diaconisa Márcia Moreira Félix Guimarães e Pai de seis maravilhosos filhos: Filipe, Samanta, Aline, Lucas, Cecília e Sara.

É pregador do Santo Evangelho de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Ministra estudos, palestras e conferências.

Realiza campanhas, cruzadas e seminários.

Atualmente exerce a nobre função de Primeiro Secretário da CATEDRAL DAS ASSEMBLÉIAS DE DEUS EM ITAGUAÍ – RJ.

É Pastor Dirigente da Igreja Evangélica Assembléia de Deus Monte Gileade, em Vila Margarida – Itaguaí, igreja filiada à CATEDRAL DAS ASSEMBLÉIAS DE DEUS EM ITAGUAÍ – RJ.

É Coordenador do INSTITUTO BÍBLICO EBENÉZER – NÚCLEO CADI ITAGUAÍ (Salas 1 – Itaguaí e 2 – Muriqui).

Integra a Equipe de Libertação que realiza cultos às Quintas-feiras na CATEDRAL DAS ASSEMBLÉIAS DE DEUS EM ITAGUAÍ – RJ.

É pastoreado, ensinado, comandado e orientado pelo seu grande Pastor, Pai e Amigo ROBERTO RIBEIRO DE SOUZA, Pastor Presidente da CATEDRAL DAS ASSEMBLÉIAS DE DEUS EM ITAGUAÍ – RJ, a quem, depois de Deus, rende as mais sinceras homenagens e Agradecimentos extraídos do fundo do coração.

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